Comissão de Segurança da Câmara envia requerimento para governador do Estado

Confira!
25 MAR 2015

Vereadores discutem a segurança pública do Bairro Ilhota e também do município, manifestando apoio aos protestos dos moradores

Atentos à manifestação dos moradores do Bairro Ilhota, que aconteceu no último sábado, dia 21, reclamando por mais segurança na comunidade, os vereadores que compõem a Comissão de Segurança Pública da Câmara Municipal elaboraram um requerimento ao Governador do Estado catarinense, Raimundo Colombo (PSD). A matéria foi apresentada na noite desta terça-feira, dia 24, durante a 8ª Sessão Ordinária deste ano.

O documento, aprovado com unanimidade pelo plenário, cobra do Estado os devidos investimentos em segurança pública, sendo eles a contratação de novos soldados para o Batalhão de Polícia Militar de Itapema; melhorias do quartel da Polícia Militar na cidade; a construção de um novo alojamento na unidade, proporcionando maiores condições de trabalho para os policiais; e, ainda, a instalação de mais câmeras de vídeo monitoramento no município.

A votação da matéria assinada pelo presidente da Comissão, vereador Wanderley Dias (DEM), e também pelos membros Fabrício Lazzari (PP) e Sebastião Silva (PSDB), abriu uma extensa discussão sobre o tema segurança pública não só do Bairro Ilhota, mas também do município como um todo. “Uma hora, de tanto pedirmos e lutarmos, vamos conseguir resolver os problemas, que são muitos na parte da segurança pública. Sabemos que o Governo Estadual está devendo”, reclamou o vereador Ley. Ele afirmou que a Comissão de vereadores vai continuar em busca de melhorias para este setor. Uma das iniciativas será ir até Florianópolis, reivindicar aumento do efetivo policial do município,  pois segundo ele uma nova turma de policiais militares vai ser formada pelo Estado até a metade deste ano.

***Comunidade da Ilhota se reúne na Câmara

Sob os olhares atentos dos moradores da comunidade da Ilhota que se fizeram presentes na Sessão Ordinária, os vereadores lembraram os pedidos já feitos por mais segurança nos anos de 2013 e 2014, e também apresentaram ideias para a comunidade. Entre elas, Fabrício Lazzari (PP) sugeriu a realização de uma Audiência Pública sobre Segurança em Itapema, pauta a ser discutida ainda esta semana pela Comissão da Câmara.  O vereador Tiãozinho aproveitou e convocou a comunidade para aprofundar o debate na reunião marcada para esta quinta-feira, dia 26, às 19h, na sede da Associação de Moradores do Bairro Ilhota, quando eles voltam a discutir a questão ao lado de autoridades municipais e em busca de providências efetivas do Governo do Estado.

Tiãozinho reforçou que o Requerimento enviado para o governador Raimundo Colombo também vai ser entregue a deputados estaduais e ao presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Gelson Merisio (PSD). “Também vamos cobrar dos deputados que levaram votos aqui, para que olhem por Itapema, e não venham aqui só quando precisam de voto. A hora de lutar por ela é agora, é quando o povo precisa”, cobrou o vereador. A esperança da Comissão de Segurança é que os deputados endossem o coro do município, e façam voz em prol da segurança pública de Itapema, junto ao Governo do Estado.

***Tenente da PM também participa de Sessão da Câmara

O Tenente da Polícia Militar de Itapema, Israel Damásio, também se fez presente na Sessão da Câmara de Vereadores, que marcou a discussão sobre segurança pública. Ele usou a Tribuna do Povo para manifestar o seu apoio à causa da comunidade. O Tenente lembrou das deficiências que a Polícia Militar enfrenta hoje para fazer o seu trabalho ostensivo, porém, reforçou o seu dever de proteger a sociedade, mesmo diante de tantas dificuldades. “Itapema conta com delegados que se empenham, mas não tem corpo para prosseguir com a investigação de crimes. Nós, da PM, estamos fazendo uma quantidade enorme de prisões, mas em muitos casos, nossas próprias Leis impedem que bandidos autuados em flagrante fiquem presos. Por isso não adianta falar que vamos resolver o problema do bairro colocando uma base da PM no local”, declarou.

Israel também pediu à comunidade do Bairro Ilhota que solicite sua presença, sempre que o assunto for segurança pública e reclamou por não ter sido procurado antes pelos moradores para discutir o problema crescente de assaltos no bairro. “A reclamação é a falta de efetivo, que é uma briga nossa também. Mas se a reclamação fosse de policias que não fazem nada, não falaria mais nada. Mas não é esse o nosso problema. E tenho uma notícia ruim para vocês: os dois menores presos esta semana em flagrante no bairro, não sei aonde estão, porque já estão soltos. Os dois maiores, foram presos, dentro do veículo com arma de fogo. Um deles também já está solto. Culpa minha? Não! Primeiro da legislação, que permite. Por isso ele foi solto”, lamentou Israel, cobrando novamente menos impunidade e mais rigor na legislação brasileira.

Ele reafirmou que a PM de Itapema apoia as reivindicações da comunidade e que não está medindo esforços para atender a todos os bairros, mesmo com apenas 40 policiais, para uma população de 60 mil habitantes. “A única garantia que posso dar a esses moradores que estão aqui hoje, é que não vou me omitir. Mas infelizmente não consigo fazer com que meu policial se torne dois, mesmo exigindo ao máximo seu esforço, como sempre faço”, disse ao público. O Tenente Israel garantiu que uma ação emergencial vai ser feita no Bairro Ilhota, que, na opinião dele, apesar dos últimos acontecimentos, sempre foi um local seguro.