Vereadores criticam mudanças de transito na Meia Praia

Confira!
19 OUT 2017

Na última Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Itapema, de terça-feira, 17/10, alguns representantes do Poder Legislativo criticaram uma alteração de fluxo da Rua 294, na Meia Praia, feita pelo DETRAMI (Departamento de Trânsito do Município de Itapema). Segundo os vereadores, o sentido da rua foi alterado sem motivos maiores.

O primeiro vereador a falar foi Yagan Dadam (PR). Ele criticou o que chamou de “infelicidade do setor de trânsito de Itapema”. Segundo Yagan, a mudança afetou os usuários das Ruas 294, 296 e 298. “Uma mudança de tráfego nessa rua faz com que o cidadão tenha que ir até a 288 para fazer o retorno. Eu gostaria de entender a lógica usada para isso”, contestou.

Cleverson Tanaka (PDT) insistiu que a Prefeitura não está trabalhando em cima das Indicações e Requerimentos dos vereadores, que rotineiramente representam anseios dos cidadãos. “Não é a primeira vez que isso acontece. Todas as nossas proposições pedem estudo para mudança, e nós nunca recebemos esses estudos. Uma mudança de trânsito, mesmo que seja de uma rua, afeta o bairro inteiro”, afirmou Tanaka.

Os vereadores falaram, ainda, da falta de planejamento junto às ruas. “Nós devemos discutir esse tipo de coisa com associações de moradores, engenheiros da Prefeitura e a Secretaria de Planejamento”, considerou o vereador Mauro Hercílio Silva (Marinho – PSDB). “Quando eu fui secretário de Obras, todas as mudanças passavam pelo Planejamento”, concluiu.

Para o vereador Fabrício Lazzari (Fafá-PP), esse tipo de problema não aconteceria se o Plano de Mobilidade Urbana fosse respeitado. “Não faz duas semanas que nós aprovamos o PlanMob. Ele traz um estudo matemático do trânsito, então não tem lógica algumas pessoas pedirem para mudar o sentido das ruas e você mudar em cima desses pedidos. Devemos respeitar o Plano de Mobilidade”, analisou.

Wanderley Dias (Ley- DEM) concluiu o debate lembrando que esse é um problema antigo do município. “Quando a outra gestão fez o plano binário, ela não respeitou o mesmo. Na verdade as mudanças do binário serviram para favorecer alguns empresários. Precisamos prestar atenção nisso, não tem que ter favorecimento para ninguém”, opinou, encerrando a discussão.