Vereador Yagan exige mais atenção à causa animal de Itapema

Confira!
20 JUL 2017

O vereador Yagan Dadam, do PR, protocolou algumas Indicações na última Sessão Ordinária da Câmara de Itapema, terça-feira, 18/07, voltadas ao bem estar animal. Com coautoria do vereador Cleverson Tanaka (PDT), Yagan solicitou à Prefeitura Municipal ações voltadas ao tema. Além disso, um Projeto de Lei de Yagan foi lido em Plenário.

Pet Amigo

O PL Nº 81/2017 entrou para leitura nesta última Sessão. Com ele, Yagan busca instituir o Selo Pet Amigo, a ser conferido para as Clínicas Veterinárias de Itapema que realizarem, de forma gratuita, 10 castrações de animais, sendo no mínimo cinco em cães, por mês. As clínicas com o Selo terão desconto de 100% no valor do ISS pago no mês. O PL está em tramitação na Casa de Leis e deve ser votado em Sessão futura. “Muitos animais ainda estão em situação de rua e as clínicas veterinárias que contribuem para a defesa, a saúde e a melhoria da qualidade de vida destes, devem ser valorizadas”, afirmou o vereador.

Organização

Com a Indicação Nº 672/2017, Yagan pediu ao Poder Executivo que venha compor e organizar o Conselho Municipal de Controle de Zoonoses e Bem Estar Animal. Ele defendeu a causa: “O Conselho desempenha uma função relevante no município, assessorando o Centro de Controle de Zoonoses a promover ações educativas na Sociedade Civil e nas Escolas, voltadas a estimular nos alunos e cidadãos, noção de amor e respeito aos animais e ao Meio Ambiente como um todo”, informou.

Campanhas

Ainda pensando na educação ambiental, Yagan apresentou a Indicação Nº 677/2017, que solicitou a realização e divulgação de campanhas de vacinação e adoção em Itapema, por meio do Centro de Zoonoses.

O vereador pediu, ainda, a realização de uma campanha de controle populacional de cães e gatos, implementando um mutirão de esterilização e castração de cães e gatos no município.

 Recursos

Pensando nos valores necessários para as ações de bem estar animal, Yagan apresentou a Indicação Nº 679/2017, onde afirma que a Prefeitura deve instituir o Fundo Municipal de Controle de Zoonoses e Bem Estar Animal, que deve ser gerido pelo Conselho a ser criado.

O vereador defendeu a tese afirmando que o Conselho, para realizar um trabalho efetivo, deve buscar e gerir recursos.  “O Conselho Municipal de Controle de Zoonoses e Bem Estar Animal deve ter autonomia para buscar e gerir recursos, a fim de ampliar as melhorias destinadas a atenção dos animais”, concluiu Yagan.