Investidores apresentam projeto de Hospital Filantrópico para Itapema
Confira!
17 OUT 2019Na última quarta-feira, dia 16/10, o vereador e presidente do Legislativo, Sidnei Florêncio (Nei da van – PSDB), participou de uma reunião com um grupo de investidores, entidades representativas e Associações de Itapema. Estiveram presentes representantes da Acita, CDL, Rotary, Lions, Fraternidade Itapema, e Associação de Moradores dos Bairros: Ilhota (Ambi), Morretes, Meia Praia (Amme), Centro (Nova Amic) e Casa Branca.
O objetivo do empresário Erivelto D’almeida Fernandes Junior foi apresentar o projeto de um de hospital filantrópico para Itapema. “Nós temos interesse em trazer para Itapema um hospital de alta complexidade, com modelo de gestão institucional filantrópico, ou seja, sem fins lucrativos e temos como referência o modelo de gestão do Uopecan, da cidade de Cascavel, que é referência em todo Oeste do Paraná em Oncopediatria”, citou Erivelto.
Segundo ele, o local tem cunho privado, é gerido por uma Diretoria composta por voluntários, cuja gestão não visa lucro e conta com verbas federais, estaduais e a filantropia de diversas fontes. “Deixo o convite para entidades, vereadores e até mesmo a prefeita para irmos conhecer este hospital em Cascavel, e vermos que é possível tornar esse sonho realidade em Itapema”, registrou.
Contrapartida do município: doação de um terreno
Segundo Erivelto, Itapema é uma cidade com condições de sustentar um bom atendimento em saúde, e que necessita de um Hospital desse porte. “O que trazemos hoje é uma possibilidade de entrarmos em negociação com o município, para trazer um hospital de grande porte para Itapema. Se isso vai se concretizar ou não, depende da mobilização de todos no município”, registrou.
O empresário afirmou que a única contrapartida do município para isso acontecer seria garantir a doação de um terreno para implantação da estrutura, que todo restante do investimento seria privado. “Esse modelo desonera o governo, que não tem responsabilidade sobre a gestão hospitalar, nem com a construção do hospital”, afirmou.
Hospital de alta complexidade
Segundo ele, a estrutura prevista prestaria a maior parte dos atendimentos pelo SUS – estimativa de 60% – e convênios particulares. A projeção do grupo é trazer um hospital de alta complexidade, o que quer dizer ter nesta estrutura: centro cirúrgico, UTI, maternidade, centro de diagnóstico por imagem e pronto socorro.
O empresário destacou que o projeto não “concorre” com o complexo hospitalar apresentado pela Prefeitura de Itapema, que, pelo contrário, as estruturas podem inclusive se complementar. “São estruturas muitos distintas. Atualmente o projeto em análise é de baixa complexidade, com atendimento básico, então quando necessitar de um atendimento complementar, pode-se encaminhar o paciente para o hospital de alta complexidade”, explicou.
Interlocução com o Executivo
O vereador Nei da van agradeceu a presença de todos, e afirmou que este projeto já foi apresentado também a todos os vereadores de Itapema e que o objetivo agora é intermediar a negociação com o poder público. Os representantes de entidades e associações presentes tiraram suas dúvidas com o empresário e devem, nos próximos dias, buscar uma reunião com a prefeita Nilza Simas (PSD) para estudar a viabilidade de trazer este projeto para Itapema, bem como convidá-la para ir a Cascavel conhecer o Hospital Uopecan.