Yagan solicita fiscalização em placas publicitarias irregulares de Itapema

agan se baseou na Lei Municipal 08/2002, que determina que a publicidade que possua pilares seja localizada numa distância mínima de quatro
07 MAI 2018

O vereador Yagan Dadam (PR) voltou a abordar o assunto da poluição visual do Bairro Meia Praia. Na última Sessão Ordinária da Câmara de Itapema, 05/06, Yagan apresentou a Indicação N° 609/2018, onde solicitou que a Diretoria de Fiscalização averigue e notifique os proprietários das placas de anúncios de publicidade instaladas nas avenidas da cidade, que se encontram em desconformidade com a legislação municipal, em especial as placas instaladas entre as Ruas 286 e 284.

 

Yagan se baseou na Lei Municipal 08/2002, que determina que a publicidade que possua pilares seja localizada numa distância mínima de quatro metros da linha do meio-fio. Por meio de fotos, o vereador afirmou que o pilar das placas das Ruas 286 e 284 estão em desacordo com a legislação.

 

“Esta Indicação vem em defesa da acessibilidade e contra a poluição visual, com ela demonstro, ainda, a necessidade que o nosso corpo fiscal tem de ampliação. Essas placas devem ser vistoriadas e retiradas, pois prejudicam as pessoas que caminham pelas calçadas da cidade”, afirma o vereador.

 

Parlamentar requereu a retirada de propagandas do calçadão da Meia Praia

 

Já em 2017, o vereador encaminho um ofício à Prefeitura requerendo que o Município retirasse os totens de propaganda que ficavam localizados no Parque Linear Calçadão. O vereador já defendia, na época, que as placas prejudicavam aspectos paisagísticos da cidade e seus panoramas naturais.


No pedido, Dadam argumentou que a existência das placas colocava em risco a segurança das pessoas que circulavam no Calçadão: "podendo ocorrer atropelamentos, em especial de crianças e de idosos, já que ciclistas terão seu campo de visão prejudicado, além do desvio da atenção ao conduzir a sua bicicleta.

 

Pilares de sustentação

 

Ainda em 2017, o vereador solicitou que vistorias nas placas de anúncios e letreiros que possuem base de sustentação (pilares) ficadas nas calçadas para, assim, notificar os proprietários para que venham adequas as mesmas nos termos da legislação municipal vigente.

 

Em outra Indicação, Yagan solicitou a retirada das placas, faixas, cartazes e bandeiras (totens) dos passeios públicos da cidade.