Tribuna do Povo: “Não tenho mais condições de cuidar desses animais”
A cidadã de Itapema, Ivania Rodrigues, que hoje é a responsável pelo gatil do município, voltou à Tribuna do Povo da Câmara de Itapema
31 MAR 2016
A cidadã de Itapema, Ivania Rodrigues, que hoje é a responsável pelo gatil do município, voltou à Tribuna do Povo da Câmara de Itapema, neste dia 29/03, para reclamar da situação em que se encontra o local, que também é sua residência. Ela lembrou que em 2015 já esteve na Casa, cobrando providências e ajuda para manter os mais de 100 gatos que cuida. “Continuo não tendo assistência da Prefeitura, de veterinários, e ainda pior: estou sem medicação. Com isso, estão morrendo uma média de 3 a 4 filhotes por semana. A situação se agravou muito desde a última vez que estive na Câmara”, lamentou.
Ela afirmou ao plenário que por problemas de saúde, não tem mais condições de cuidar desses animais. “Agora eu preciso escolher pela minha vida. A situação está muito crítica e estou a ponto de botar todos eles em jaulas e distribuir em cada departamento público de Itapema. Tenho declarações médicas me proibindo de cuidar dos gatos. Então não vou mais pedir ajuda, como fiz há um ano. O desespero está tomando conta e, como falei, vou colocar todos eles na rua”. Os gatos que Ivania cuida são abandonados no local pela população, ou encaminhados até ela pela própria Prefeitura.
A itapemense reclamou, ainda, que o projeto de construção do gatil de Itapema está abandonado. “Assim como o canil também está”, apontou. No seu apelo, ela convidou os vereadores para verem a situação pessoalmente e se disse cansada de promessas. “Todo mês a Prefeitura diz que o gatil vai ficar pronto. Então, mudam a data de novo”, disse.
Após ouvir as colocações de Ivania, os vereadores abriram um amplo debate sobre o tema. O presidente da Casa, Xavier Legarrea (PMDB), lembrou que ano passado o Legislativo enviou ao Executivo um requerimento cobrando providências quanto ao gatil e lamentou que nada tenha sido feito pelo Governo Municipal.
O vereador Fabrício Lazzari (PP) cobrou políticas públicas de zoonoses no município. Mouzatt Barreto (DEM) cobrou esclarecimentos sobre a situação do abandono de animais em Itapema, e sugeriu que o diretor da Vigilância Sanitária, Celso Luiz Cenz, se pronuncie na Câmara, trazendo um posicionamento da Prefeitura sobre o gatil. “Programas como a castração móvel nos bairros já deveriam estar acontecendo”, afirmou. A vereadora Nilza Simas (PSD) também se manifestou, e sugeriu que Ivania faça um ofício à Vigilância, dando prazo de 15 dias para que os animais seja recolhidos. “Caso contrário, a senhora os entrega todos eles na Vigilância, que é o órgão responsável por essa situação. Porque cada vez que vemos a senhora aqui, vemos que esse problema só se agrava”, declarou.
Magnus Guimarães (PDT) registrou que é hora dos vereadores pressionarem o poder público, assim como o juizado local e Ministério Público, cobrando ação para que essa situação seja resolvida. Antes de encerrar o debate, o presidente Xavier Legarrea registrou que a Câmara vai convocar ou o Secretário de Saúde de Itapema, ou o Diretor da Vigilância Sanitária, para prestar os devidos esclarecimentos em plenário, na Sessão Ordinária da semana que vem, que acontece na terça, dia 05 de abril, às 19h.