Cooperitapema faz apelo por respeito e conscientização

Genilda Lima subiu na Tribuna do Povo e discursou para o plenário.
09 MAR 2017

Em 01 de Março comemora-se o Dia Mundial do Catador e Catadora de Material Reciclado. Para enfatizar a importância dessa profissão, e fazer um apelo ao poder público e sociedade, Genilda Lima, integrante da Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Materiais Recicláveis de Itapema, subiu na Tribuna do Povo e discursou para o plenário.

Há 10 anos, a Cooperitapema vem fazendo um trabalho com o material reciclado junto à comunidade de Itapema. Genilda afirmou que cerca de 1% da população mundial atua nesse ramo, mas, mesmo assim, a profissão continua sendo estigmatizada. “Vejo que a população, de um modo geral, coloca seu lixo para fora do portão e não percebe o caminho que ele segue. Esse caminho muitas vezes são os grandes lixões, contaminando a água, o ar e o solo. Hoje, buscamos reverter essa cultura de repulsa ao lixo, pedimos uma mudança de pensamento e atitude”, afirmou.

Segundo Genilda, as pessoas não foram ensinadas a separar seu lixo: hoje, na cooperativa de reciclagem de Itapema, o lixo reciclado chega misturado a comida, papel higiênico e até animais mortos. “Nosso trabalho envolve mais do que o meio ambiente, nós contribuímos para a economia local e para a inclusão social. Mesmo assim, continuamos sem muito apoio. Deveríamos nos dar conta do grandioso trabalho que os catadores fazem, temos um caminho enorme a trilhar em busca do reconhecimento do poder público e da sociedade”, continuou.

Em 1 de Março de 1992, onze catadores de material reciclado foram brutalmente assassinados na Colômbia. Em respeito ao massacre, criou-se o dia mundial do Catador. Vinte anos depois, o desrespeito continua. “Nós temos energia e fé para acordar a cada manhã e lutar pelos nossos objetivos, temos uma bandeira de luta que ultrapassa nossos objetivos pessoais. Somos um coletivo acima de tudo, os valores que retiramos do lixo são importantes e nos sustentam, mas ainda falta valorização da categoria. São dez anos de Cooper Itapema, confiem em nossa luta, lutem conosco, estaremos melhores amanhã se lutarmos juntos hoje”, enfatizou.