Câmara cobra da Prefeitura reestruturação da acessibilidade em Itapema

Denúncia de morador de Itapema chamou atenção para a falta de acessibilidade nas ruas da cidade
19 JUN 2024
Em Itapema, ser cadeirante, idoso, cego, usar carrinho de bebê ou ter alguma necessidade especial e andar pelas ruas, pode ser uma missão um tanto árdua. Em alguns pontos da cidade, não há rampas de acesso para pessoas com deficiência e, em outros, a acessibilidade está pela metade.
 
É só andar um pouco para encontrar locais onde há pontos de acesso, mas com obstáculos logo em frente, que impedem a locomoção, por exemplo, de cadeiras de rodas, como é o caso do cruzamento da Rua 244 com a Segunda Avenida, no bairro Meia Praia.
 
Esse ponto exato, foi alvo de um requerimento aprovado essa semana pelo plenário da Câmara de Itapema, cobrando uma reestruturação completa na acessibilidade de calçadas, estabelecimentos públicos, pontos de ônibus. A reivindicação cobra, também, a instalação de banheiros adaptados pela cidade, entre outras medidas que facilitem a vida dos itapemenses com necessidades especiais ou não.
 
A falta de acessibilidade na cidade tem sido tema de recorrentes reivindicações dos vereadores à Prefeitura Municipal. Um caso que repercutiu essa semana nas redes sociais, revela a dificuldade que muitas pessoas enfrentam ao andar pelas ruas da cidade. O morador de Itapema, Renato Baittinger, gravou e publicou em suas redes sociais um vídeo mostrando as dificuldades que encontra para se locomover com sua filha cadeirante e cobrando melhorias.
 
Confira na matéria da TV Câmara, o protesto do morador: