Sessão Solene em homenagem aos 20 anos do Grupo Escoteiros Costa Esmeralda

A última semana de agosto vai ganhar tom comemorativo na Câmara de Itapema. No dia 28 de agosto, às 19h
27 AGO 2019

A última semana de agosto vai ganhar tom comemorativo na Câmara de Itapema. No dia 28 de agosto, às 19h, o Legislativo prepara uma Sessão Solene em homenagem aos 20 anos de fundação do Grupo Escoteiro Costa Esmeralda. A solenidade foi requerida pelo vereador Fabrício Lazzari (Progressistas), e aprovada pela Câmara de Itapema. Hoje participam do grupo 85 jovens e 28 adultos voluntários.

O Escotismo é um movimento educacional que, por meio de atividades variadas, as chamadas “aventuras saudáveis”, incentiva jovens a assumirem seu próprio desenvolvimento; a se envolverem com a comunidade, formando verdadeiros líderes. Por meio da pro-atividade e da preocupação com o próximo e com o meio ambiente, o ideal do escotismo é poder formar jovens engajados em construir um mundo melhor.

Apartidário, o Movimento Escoteiro valoriza a participação juvenil em esferas políticas, participando de processos de decisão em Conselhos, Conferências e demais grupos de trabalho. “Movimentos como esses educam crianças a serem cidadãos melhores. Caráter é um dos pontos fortes trabalhados nos princípios do escotismo. Por isso o movimento presta um grande serviço à nossa sociedade, sendo mais do que justa esta solenidade, diante da trajetória de persistência e conquistas dos Escoteiros Costa Esmeralda”, destaca o vereador Fafá.

Conheça a história do Grupo Escoteiros Costa Esmeralda

Em meados de 1998 chega a Itapema a ONG francesa PELICAN e apresenta à Prefeitura de Itapema um projeto para garantir a balneabilidade e acessibilidade da praia. No contrato, outras ações são contempladas, como aulas de francês a funcionários interessados e orientação para criação de um grupo escoteiro no Município. Após algumas reuniões, foi criado dentro da Prefeitura o Grupo Escoteiro Costa Esmeralda. Houve apoio, mas nenhuma interferência da municipalidade no funcionamento do grupo.

Como primeira sede, foi emprestado o terreno de um camping (fechado no inverno) à beira mar, na Meia Praia. Na diretoria, participaram os chefes Mário Granzotto, Atidor, Adair Sabe, entre outros. Muitas atividades aconteciam na praia. Havia grande envolvimento dos pais dos escoteiros que participavam da diretoria e ajudavam nas atividades aos sábados à tarde e nos acampamentos.

Em alguns meses, porém, foi preciso encontrar uma nova sede e o Grupo Itagelli disponibilizou sua sede social, localizada no final da rua 270, às margens do Rio Perequê. Durante cerca de 10 anos ali o grupo cresceu, se consolidou e pôde praticar suas atividades com variados recursos naturais existentes no local. Além da utilização deste espaço para acampamentos, jogos e capacitação, nesta época o grupo participou de muitos encontros regionais e estaduais, em diversas cidades.

Quando precisou deixar o local, o grupo mudou-se dali para o Centro de Itapema.  Apesar do precário estado de conservação das construções, o grupo conseguiu ali organizar melhor sua sede, com espaço para os diversos ramos. Em 2012, então, a Prefeitura ofereceu uma área do Parque das Capivaras para ser instalada a sede do GE Costa Esmeralda.

Era este o primeiro passo para a sede própria. Inicialmente em um contêiner, seguido de um espaço coberto, o terreno foi sendo organizado para que as atividades ali acontecessem. Com o auxílio da FAACI e da prefeitura na manutenção do parque, o Grupo Escoteiro vem crescendo, também com o auxílio de terceiros, e ampliando sua estrutura que hoje já conta com 3 banheiros e 1 cozinha, além do container inicial. O grupo ainda almeja aumentar a estrutura coberta para que as atividades em dias de chuva não sejam prejudicadas.