Audiência Pública apresentou novo Instituto responsável pelo Hospital Santo Antônio

Promoveu, por requisição do vereador Tanaka, uma Audiência Pública parar debater o planejamento de metas e financeiro doInstituto Santé
19 JUN 2019

A Câmara de Vereadores de Itapema promoveu, por requisição do vereador Cleverson Tanaka (PDT), uma Audiência Pública parar debater o planejamento de metas e financeiro do Instituto Santé, responsável pela gestão do Hospital Santo Antônio.

Participaram da Audiência, ocorrida na segunda-feira (17/06), os vereadores Tanaka, que presidiu a reunião, Yagan Dadam (PL), Eurico Osmari (PSD), Marinho Silva (PSDB) e Wanderley Dias (DEM). Além das autoridades: Tércio Kartes, advogado e presidente do Instituto Santé, André Teaoldi, advogado e sócio do Instituto, Canísio Winkelmann, diretor geral do hospital e, ainda, o Secretário de Saúde de Itapema, Alexandre Furtado.

 

Audiência

O vereador Tanaka deu início a reunião às 19h, como é comum em Audiências Públicas. A Casa de Leis não estava cheia, mas as poucas pessoas que compareceram, participaram da reunião.

O primeiro a falar foi o diretor do Hospital, Canísio Winkelmann. Ele apresentou aos vereadores e público presente uma breve história sobre o Santé. O Instituto tem experiência na área hospitalar desde 1979. Winkelmann ainda falou sobre os objetivos da nova gestão. “O nosso foco é usar as potencialidades que um hospital com 20 leitos tem a oferecer, com um serviço de qualidade e humanização”, afirmou.

Seguindo as metas objetivadas por Winkelmann, o Secretário Municipal Alexandre Furtado comentou sobre mudanças que, segundo ele, já não notórias no Hospital Santo Antônio. “No último mês tivemos quatro mil atendimentos com poucas reclamações. Nós conseguimos zerar filas de cirurgias em semanas, filas que se estendiam desde 2013! Quem passa pelo hospital vê que houve mudanças, não só na estrutura física, mas entre os trabalhadores, pois a dinâmica hoje é feita através de protocolos que são exigidos e agilizam o atendimento, além de um exame laboratorial 24h”, informou.

 

Novo Hospital

Ainda em sua fala, Furtado falou da necessidade de uma nova estrutura. “Sabemos que 20 leitos, para uma cidade de 70 mil habitantes é pouco. Nós temos alguns problemas em relação à umidade, quebra constante do aparelho de raio X, etc… Isso comprova que necessitamos de outro espaço”, completou. O vereador Wanderley Dias mostrou-se favorável ao novo hospital. “Antigamente se dizia que o Santo Antônio era um açougue, isso mudou, mas precisamos melhorar a estrutura física e batalhar para que um novo hospital seja construído o mais rápido possível”, cobrou.

 

Participação popular

O conselheiro em saúde, Antônio Balesteiro, foi o primeiro das duas pessoas à usarem a palavra na Audiência. “Itapema precisa de um novo hospital. Isso é fundamental, Itapema é a cidade que mais cresce no Estado”.

Richard Bronze, analista político, tocou no assunto estrutural do Santo Antônio. “Quero saber qual a visão da nova administração sobre a estrutura do hospital”.

Os responsáveis pelo hospital responderam: “nós temos problemas estruturais, mas estamos buscando resolvê-los. Buscando recuperar equipamentos, garantir funcionários e alvarás sanitários etc. Nós temos um quadro de pessoas de interesse para cuidar da saúde da população e isso é fundamental, mesmo com uma estrutura deficitária”, pontuaram.

 

Publicidade

O publicidade do hospital também foi pauta da Audiência. O vereador Yagan Dadam apresentou a necessidade que o Santo Antônio tem em acabar com sua imagem negativa. “O Instituto, junto com a Secretaria de Saúde, tem que dar publicidade aos atos administrativos. Como, quem sabe, divulgar um informativo mensal onde discrimine a produtividade do hospital. Além disso, deve tentar envolver a comunidade para que venha contribuir com o crescimento da estrutura física e funcional do hospital”.

Já o vereador Tanaka falou sobre a necessidade de uma equipe de assessoria de imprensa para o local. “Muitas ações que acontecem nas administrações públicas ficam de fora do olhar do povo! Só aparecem mais as coisas ruins, muitas ações construtivas não aparecem! Eu culpo muitas vezes a falta de assessoria de imprensa, não adianta fazer, tem que demonstrar. Divulguem, tenham um canal direto com a população.  Hoje nós temos a maior rede de notícias do mundo, as redes sociais! Se preocupem com a assessoria de imprensa, pois é um instrumento de informação para a população”, concluiu o vereador e presidente da Audiência.

 

Cobertura completa

Como de costume, a Câmara de Vereadores de Itapema, por meio da Diretoria de Comunicação Institucional, transmitiu ao vivo a Audiência Pública de segunda-feira. O vídeo está disponível no facebook, ou no canal do Youtube Câmara Itapema.