Câmara de Itapema promove a 1ª Semana de Mobilização à Doação de Órgãos
Hoje, 65 mil brasileiros estão na fila aguardando por um transplante. O tempo de espera por um órgão varia de 2 a 18 meses.
22 SET 2023Itapema celebra, esse ano, a primeira edição da Semana de Mobilização à Doação de Órgãos. Instituída no final do ano passado pelo Projeto de Lei 156/2022 da vereadora Raquel da Saúde (União Brasil), a mobilização vem despertar a consciência da população para a importância dessa causa, que salva vidas!
Além de estimular a doação de órgãos, a campanha nacional busca difundir os direitos dos pacientes em fila de espera e para os transplantados. “Atentos a necessidade de informar a sociedade, preparamos uma campanha de caráter informativo e educativo”, destaca a vereadora de Itapema.
Começando a semana, a parlamentar divulga um vídeo informativo sobre a causa, e também conta sobre a sua espera pela doação de um rim e um pâncreas. Já na terça, 26/09, Raquel embarca para Brasília com uma comitiva do município.
Entre outras agendas na capital federal, está o pedido de apoio ao Deputado Federal Catarinense, Rafael Pezenti (MDB), ao Projeto de Lei nº 1774/23 – dos deputados Maurício Carvalho (União-RO) e Marangoni (União-SP) – que pretende mudar a lógica da doação de órgãos no Brasil, e estabelece a chamada “doação presumida de órgãos”.
A proposta já está pronta para passar pelo Plenário da Câmara e tem requerimento para ser votada em regime de urgência, e a expectativa é que isso aconteça em breve. Se ela virar lei, a autorização para doação passa a ser automática, ou seja: todos cidadãos serão automaticamente doadores de órgãos, com exceção de quem se manifestar contrário a isso.
A vereadora Raquel Josino faz hemodiálise, e está na fila do transplante, aguardando pela doação de um rim e pâncreas. Ela foi autora da Lei que instituiu em Itapema a Semana de Mobilização à Doação de Órgãos
Na quinta, dia 28/09, o Legislativo apresenta à Câmara Mirim informações alusivas à campanha. “As crianças e jovens são multiplicadoras de informação. Então vamos entregar a elas um material informativo para ser levado para suas escolas”, explica Raquel. Hoje, a Câmara Mirim envolve 13 das 17 escolas do município, ou seja, atinge quase 80% dos estudantes.
A semana termina com uma Blitz Educativa na sexta (30/09), a partir das 16h, com a presença dos vereadores na Avenida Nereu Ramos na esquina da Rua 230, distribuindo material informativo sobre o incentivo à doação de órgãos e conversando sobre o tema diretamente com a população. A blitz contará com o apoio da Secretaria de Segurança Pública. “Esta é nossa primeira mobilização, e a cada ano vamos atuar para intensificar ainda mais as atividades”, afirma Raquel.
Durante toda a semana, a campanha também vai envolver a imprensa local, que receberá artigos e informações de esclarecimento ao público, abrindo os veículos para entrevistas e informações sobre a causa.