Vereadores prestigiam lançamento da exposição “Retratos de Itapema”
“Retratos de Itapema” é um acervo artístico vivo da cultura açoriana, que foi produzida ao longo de dois anos de trabalho
16 MAR 2016
Faltando pouco mais de um mês para o aniversário de 54 anos do município de Itapema (comemorado em 21 de abril), a Câmara de Vereadores recebe uma exposição que é considerada um presente para a cidade. “Retratos de Itapema” é um acervo artístico vivo da cultura açoriana, que foi produzida ao longo de dois anos de trabalho pelos artistas plásticos Vanessa Correia e Sérgio Negrão, através da Fundação Cultural. A exposição faz parte do programa Câmara Cultural, mantido pelo Legislativo, e vai estar em exibição até o dia 31 de março (de seg. a sex. das 12h30 às 18h30).
As oito telas que compõem a mostra artística foram apresentadas ao público e aos vereadores de Itapema numa vernissage promovida por Vanessa e Sérgio, na noite desta terça-feira, dia 15. O presidente da Câmara, Xavier Legarrea – autor do programa Câmara Cultural – participou da agenda cultural e fez questão de parabenizar os artistas pela criação das obras. Os vereadores Charles Bauer (PPS), Eraldo Mafra, Fabricio Lazzari (PP), Magnus Guimarães (PDT), Mouzatt Barreto (DEM), Nilza Simas, Wanderley Dias (DEM) e Zulma Souza (DEM), também prestigiaram a vernissage, após o término da Sessão Ordinária. Os artistas convidam ao público para prestigiar a exposição e saber mais sobre o folclore itapemense.
De presente, a cultura do povo itapemense!
Traços de um planejamento minucioso, a exposição “Retratos de Itapema” revela o trabalho dos pintores Vanessa Correia e Sérgio Negrão. Cada tela foi planejada para ser um registro histórico do município, e as obras vão passar a integrar o acervo da Fundação Cultural de Itapema. Sérgio e Vanessa consideram as telas da exposição como um presente de aniversário para o município, que comemora 54 anos no próximo dia 21 de abril.
A mostra da dupla conta – em tons vibrantes – detalhes da cultura açoriana. “Nossa cidade não tem obras que retratem sua essência, que mostre costumes, coisas que já se perderam, como o Terno de Reis. A nossa exposição vai poder levar o nome de Itapema por onde passar, e também contar a história da nossa gente”, registra Vanessa. Esse acervo vai ser itinerante e poder rodar a cidade e o Brasil, levando as marcas da cultura itapemense.
O trabalho minucioso, que começou lá em 2014, foi feito com muita dedicação de ambos. Em um verão, eles esboçaram e pintaram duas telas. E, cada uma delas, tem sua história particular! Para conhecer, basta visitar a exposição e ler o histórico de cada quadro.
Conheça os artistas!
– Vanessa Correia
Nascida em Itapema, Vanessa é autodidata e começou a pintar com 11 anos, quando entrou para um clube de mães. Hoje, aos 33 anos, aplica tudo que aprendeu como professora de artes em outros clubes de bairros de Itapema. Durante 13 anos, foi coordenadora do projeto “Criança arte cidadã!”, desenvolvido pelo município com o apoio da Igreja Católica. Hoje, Vanessa atua na rede municipal de educação e cultura, função que ocupa há 17 anos. A artista trabalha com pintura, teatro, e outras áreas ligadas ao mundo das artes. Foi ganhadora do Festival de Stand Up Comedy, realizado no Mercado Público de Itapema, com a personagem Benta, que retrata sua própria avó, que ainda vive e hoje tem 91 anos.
– Sérgio Negrão
Natural em Ponta Porã/MS, Sérgio Negrão foi para São Paulo ainda criança e, na cidade de Americana, sobre trilhos urbanos, concretos e aço começou a projetar e traçar suas primeiras linhas artísticas. Ao longo de sua carreira Sérgio Negrão desenvolveu um estilo livre e imaginário composto. Criou telas, esculturas, instalações, objetos e intervenções visuais com cores, metais, texturas e experimentações diversas, passando pelo realismo, abstracionismo, surrealismo, cubismo e outras escolas do moderno ao contemporâneo. Também autodidata, Sérgio recebeu seu primeiro convite para uma exposição em 1990, no espaço Painel Aberto, em Americana, onde iniciou com a mostra “Retrato Histórico” (carvão sob papel cançon), produzida ainda no final dos anos 80.
Desde então, Sérgio Negrão veiculou obras em exposições e mostras por todo o Brasil. Recentemente teve sua obra “Gestação (acrílica 2,20×1,40)” selecionada em La Coruña, Espanha, para a Bienal Balconadas. Morador de Itapema, hoje ele atua como produtor artístico, músico, e também nas áreas de artes visuais e cênicas. No teatro, o artista multifacetado está em cartaz com o espetáculo “Terra a Vista”, da qual é ator, diretor, roteirista e cenógrafo. Sérgio Negrão também é conhecido por ser vocalista da Banda Negroavapor. Atualmente trabalha o tema sustentabilidade com obras experimental, material reciclado e outros.