Câmara de Itapema recebe neste dia 08/03 exposição “Arte que denuncia”
Projeto da artista plástica de Camboriú, Mirian Arceno, fala sobre a violência contra a mulher e também contra a criança
07 MAR 2022A Câmara de Vereadores de Itapema abre suas portas para uma exposição cultural que carrega uma forte mensagem social: “Arte que denuncia, combate e previne!”. A mostra que será lançada neste Dia da Mulher, traz o trabalho da artista plástica Mirian Arceno Rocha, que usa a arte como instrumento de transformação social. Para ela, é preciso falar sobre a violência doméstica e o abuso sexual. “Minha maior missão é encorajar. Enquanto guardamos um segredo, o abusador continua abusando”, denuncia.
A artista conta que a exposição nasceu a partir da sua própria história de vida: violentada aos 8 anos. “Todas as telas que eu pintei contam uma história real e são baseadas em relatos de vítimas. Elas são sim chocantes, mas isso é importante porque desperta o interesse de falarmos sobre isso, que é uma realidade, e que está acontecendo agora e a partir da conscientização, buscarmos mudanças”, destaca Mirian.
A programação do Dia da Mulher no Legislativo também inclui uma palestra com Mirian, que mantém o projeto de informação à mulher e também à criança desde 2019. Seu trabalho já percorreu Câmaras de outras cidades, como Joinville, Balneário Camboriú, Porto Alegre e sua cidade, Camboriú.
A exposição em Itapema pode ser conferida a partir desta terça, 08/03, até o dia 31 de março, no hall de entrada do Poder Legislativo.
Projeto ganhou escolas de Camboriú
Quando lançado, o projeto “Arte que denuncia” ganhou as escolas de Camboriú, levando aos estudantes temas como violência doméstica e abuso sexual. Mirian desenvolveu o projeto em parceria com o Conselho Tutelar e o Núcleo de Prevenção às Drogas e a Pedofilia. Ela conta que já no primeiro ano a exposição cumpriu sua missão, quando o município viu crescer o número de denúncias de casos após a intervenção nas escolas. “A provocação foi importante, por exemplo, para que o Legislativo da cidade criasse novas políticas públicas, e hoje essa abordagem faz parte do currículo escolar em Camboriú”, comemora. O Projeto foi certificado com o Selo Social de Camboriú em 2020 e 2021.
Palestra para a Câmara Mirim
Já na quarta, dia 09/03, o projeto vai ser apresentado aos vereadores mirins de Itapema, que representam suas escolas dentro do Legislativo. Com a temática de prevenção ao abuso sexual e pedofilia, e o combate à violência doméstica, os jovens vão poder ter acesso a informações, conhecer mais sobre a realidade de vítimas, e conferir a exposição “Arte que denuncia”. As telas falam por si só, e carregam o retrato da violência, mas também muita informação para comunicar a importância de denunciar.
*DENUNCIE A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER*
Ligue 180, a chamada é gratuita
Em caso de flagrante, chame a Polícia Militar pelo 190
Busque apoio e amparo legal na Procuradoria da Mulher de Itapema (47) 9 8865 3456
DISQUE 100 para denunciar casos de abuso sexual contra a criança.