Vereadores debatem sobre o Uber em Itapema

Na Sessão Ordinária, o vereador Marinho apresentou uma Indicação pedindo que a Prefeitura realize uma fiscalização mais rigorosa
11 MAI 2017

Na Sessão Ordinária da terça-feira, 09/05, o vereador do PSDB, Mauro Hercílio Silva (Marinho) apresentou uma Indicação pedindo que a Prefeitura realize uma fiscalização mais rigorosa quanto ao que ele chama de “transporte irregular de passageiros”, por meio do serviço UBER.  Em Itapema, o UBER foi proibido no final de 2016.

Marinho usaria a Tribuna, durante a Sessão, para defender sua Indicação nº 437/2017, mas resolveu falar de sua bancada. “Fiz uma Indicação para que a fiscalização desse serviço em nossa cidade seja mais severa. Hoje um taxista não consegue mais nem alimentar sua família, pessoas de fora, sem autorização, não podem vir aqui tirar o pão de cada dia dos nossos taxistas. Hoje nossa lei não está sendo cumprida”, iniciou Marinho.

O vereador Cleverson Tanaka (PDT) pediu aparte no pronunciamento de Marinho. Ele concorda que a Lei deve ser cumprida, mas acha que os taxistas devem se unir, pois, para o UBER ser regularizado, é só questão de tempo. “Se existe uma lei ela deve ser cumprida. Agora, eu atento a classe para que ela se una mais, porque a presença desse serviço em nossa cidade é irrevogável, pode levar cinco ou dez anos, mas logo, logo, ele vem. Então usem a união para vocês crescerem e não dispersarem”, indicou Tanaka.

Vice-presidente da casa, Yagan Dadam (PR) defendeu o dinamismo da economia, e disse que a melhor saída para esse problema é o diálogo. “Cartão de crédito e UBER vieram para ficar. É lógico que hoje devemos nos ater a Lei Municipal, mas é preciso discutir acerca do trabalho dos taxistas. É preciso ouvir todas as partes, não apenas os taxistas, mas os representantes do UBER, o Poder Executivo, com a questão da arrecadação, e a população, com o seu direito de escolha”, ponderou Yagan.

O vereador líder da bancada de governo, Fabricio Lazzari (Fafá – PP) se comprometeu em levar a questão para a prefeita Nilza Simas (PSD) para que, no futuro, realize-se uma audiência pública sobre o tema. “Precisamos rediscutir essa Lei e conversar com a comunidade, precisamos defender a coletividade. Em uma audiência pública com taxistas, usuários do UBER e comunidade poderemos elevar esse debate. Eu me responsabilizo de levar essa questão a Prefeitura”, assegurou Fafá.

O UBER está proibido em Itapema desde o final do ano passado. O autor da Lei que proíbe a utilização de carros particulares para transporte de pessoas através de aplicativos foi o então vereador, Lázaro Junior, do PSDB.