Tubulação de loteamento do Bairro Morretes é denunciado na Câmara de Itapema
Uma Indicação dos vereadores Eurico Osmari (PSD), Ari Piquetti (PR), Alexandre Xepa (SD) e Cleverson Tanaka (PDT) gerou discussão na última
08 FEV 2018Uma Indicação dos vereadores Eurico Osmari (PSD), Ari Piquetti (PR), Alexandre Xepa (SD) e Cleverson Tanaka (PDT) gerou discussão na última Sessão Ordinária da Câmara de Itapema, terça-feira 05/02. Nela, os vereadores pediram estudos das condições no sistema de captação de águas pluviais e solucionar o problema dos constantes alagamentos em ruas do Bairro Morretes.
Segundo Osmari, a cada chuva intensa o problema se repete: “as ruas 428, 430, 432 e 434 ficam alagadas, gerando problemas para os moradores que tem suas casas invadidas pelas águas”. A Indicação foi feita após as fortes chuvas que alagaram o bairro no começo do ano.
Já a fala dos outros vereadores foram uma denúncia direcionada a um loteamento do empresário Amadeu Russi na região. O vereador Ari Piquetti disse que o loteamento está com uma tubulação muito pequena, o que acaba causando os alagamentos.
Com o laudo da Defesa Civil em mãos, o vereador Tanaka falou de uma vistoria realizada em setembro de 2017, onde foi constatado que os tubos do loteamento estavam diferentes dos aprovados no projeto da obra. O que, segundo Tanaka, comprova que o problema é antigo. “Não adianta vir dizer que não sabiam disso, desde setembro já estavam cientes, agora o estrago já foi feito”, afirmou.
Yagan Dadam comentou sobre a irresponsabilidade da empresa: “Eu não consigo entender como é feito um loteamento daquele porte naquela localidade sem respeitar o projeto de drenagem. O cidadão comum não consegue fazer um muro sem projeto que é multando, mas em um empresário que possui condições financeiras, a fiscalização não chega ou fecha os olhos”.
Segundo o vereador Xepa, o aviso vem sendo feito desde antes de setembro de 2017. “Eu e o vereador Ari fizemos um requerimento em junho do ano passado, onde pedíamos a documentação da obra, mas até agora não tivemos resposta”, comentou.
O vereador Wanderley Dias (DEM) entrou na discussão, e afirmou que o caso do loteamento do empresário Amadeu Russi no Morretes não é único na cidade. “Nós temos mais um problema desses, e é no Casa Branca. Trata-se do loteamento do Airton Andorinha, que começa com uma tubulação grande e termina com uma pequena. Esses empresários estão olhando apenas o próprio bolso, temos que tomar uma providência sobre isso”, enfatizou.
No começo desse ano, Itapema sofreu com o volume de chuvas que causou alagamentos na cidade e muitas perdas para as famílias que moram na região citada do Bairro Morretes, para o vereador Xavier, se constatada a responsabilidade do empresário em questão, o mesmo deve arcar com o prejuízo dessas famílias: “eu não consigo entender como um empresário que faz um empreendimento desse quer economizar nos tubos! No mínimo eles devem pagar para as pessoas prejudicas por essa economia desnecessária”.
Após discussão, a Indicação que pede estudos sobre o sistema de tubulação do local foi enviada a Prefeitura de Itapema. Ao que tudo indica, o assunto irá voltar à pauta nas próximas Sessões da Câmara de Itapema.