Câmara de Itapema vota regulamentação do ponto eletrônico nesta terça
Instituição passa a adotar a biometria para controle da frequência dos seus servidores
06 MAR 2017A Câmara de Itapema vota a regulamentação do ponto eletrônico para todos os servidores do Legislativo, nesta terça-feira, dia 07/03, às 19 horas. A matéria vem orientar a implantação da biometria na instituição, que já passou pela fase de teste no mês de fevereiro. A partir da aprovação do Projeto de Resolução nº01/2017, a medida passa a valer para um controle mais rigoroso e eficiente da frequência e pontualidade dos servidores.
Na tarde desta segunda, dia 06/03, as determinações da Resolução foram apresentadas a todos os vereadores, pelo presidente da Câmara, vereador Xavier Legarrea (PMDB), e o Secretário de Administração do Legislativo, Juliano de Oliveira.
Segundo o presidente Xavier, a medida vem modernizar mais este processo administrativo da instituição, assim como assegurar a correta aplicação do dinheiro público. “Medidas como essa fazem parte da renovação do serviço público, além de proporcionar ainda mais transparência administrativa”, afirmou.
Em 2015, Xavier também implantou o uso de uniformes e crachás para os servidores do administrativo, facilitando a identificação e melhorando o atendimento ao público no Legislativo. “Aos poucos estamos modernizando a Câmara, com medidas importantes para o fortalecimento da instituição. Ano passado, adotamos um novo sistema de votação, que permite ao cidadão consultar toda tramitação de projetos online, no nosso site, que também foi totalmente reformulado”, pontou Legarrea.
***Biometria
A partir desta semana, todos os servidores terão que usar sua digital para comprovar sua frequência durante o expediente do Legislativo, inclusive os servidores comissionados. A folha de ponto de cada servidor é interligada à folha de pagamento, de modo que faltas injustificadas e atrasos possam ser descontadas, com base nos dados do ponto de cada colaborador. Os direitos trabalhistas do servidores estão assegurados e especificados na Regulamentação em votação na Sessão Ordinária desta semana.
O controle por ponto eletrônico é exato, sem margem para erro e sua implantação segue as determinações do Ministério Público de Santa Catarina, e especificações do Ministério do Trabalho e Emprego. Até sua implantação, o controle de ponto era feito manualmente, através de cartão ponto.