Primeira votação do PPA projeta R$ 3,48 bilhões para Itapema até 2029

Projeto orienta orçamento municipal para os próximos quatro anos e segue para segunda votação no dia 16/09
11 SET 2025
A Câmara de Vereadores de Itapema aprovou, na última Sessão Ordinária (9/09), o Projeto de Lei nº 356/2025, que trata do Plano Plurianual (PPA) para o período de 2026 a 2029, com valor de R$ 3,480 bilhões. O placar da votação ficou em seis votos favoráveis e cinco contrários. A votação provocou debate no plenário sobre o desenvolvimento do Projeto e a distribuição de gastos prevista.
 
Votaram a favor do PL os vereadores: Irmã Rute (Republicanos), Jaison Simas (União), João Vitor (PL), Léo Cordeiro (MDB), Lorita Montagner (PSD), Márcio Silva (DC).  Votaram contra os vertadores: André de Oliveira (Novo), Maurinho do Gás (PSD), Raquel da Saúde (União), Saulo Ramos (PP) e Yagan Dadam. O vereador Ley Dias não esteva presente.
 
O projeto, encaminhado pelo Executivo ao Legislativo em 31 de julho, passou por análise, debates e emissão de pareceres da Comissão de Finanças e Orçamento, antes de chegar ao Plenário para votação. A aprovação em primeira discussão, representa um passo decisivo no processo de planejamento orçamentário do município para os próximos quatro anos.
 
O texto aprovado contém uma emenda do vereador Maurinho do Gás, que obriga o Executivo a prestar informações trimestralmente referente ao desenvolvimento do Plano Plurianual no Portal da Transparência.
 
O PPA 2026-2029 ainda passa pela segunda votação em Plenário, dia (16/09) — procedimento obrigatório para projetos orçamentários. Nessa sessão, tal como na última, ele será o único tema na ordem do dia o que significa que não haverá votação de outros Projetos de Lei, nem manifestações na Tribuna Parlamentar e Tribuna do Povo, bem como homenagens no plenário.
 
Confira no vídeo o debate dos vereadores em plenário, durante a votação da máteria: