Vereadores aprovam novas regras para atuação da Comissão de Justiça
Medidas aprovadas alteram o Regimento Interno, definem prazos para contestação de pareceres e formalizam entendimentos consolidado
13 AGO 2025O Projeto de Resolução n.º 4/2025 tem como objetivo de tornar mais transparente e eficaz o “trâmite de projetos que recebam parecer pela inconstitucionalidade ou ilegalidade”. Assinam o Projeto, os vereadores membros da CCJ: Yagan Dadam (PL – presidente); André de Oliveira (Novo – vice-presdiente) e Léo Cordeiro (MDB – membro).
A medida prevê que o autor de um Projeto de Lei seja notificado sobre o parecer contrário da CCJ, e tenha 5 (cinco) dias para apresentar contestação da análise por escrito. Após a contestação, a Comissão poderá revisar seu entendimento; caso mantenha a decisão, o Parecer contrário será encaminhado para votação do Plenário. Se não houver resposta do autor no prazo determinado, o projeto será automaticamente arquivado.
Já o Projeto de Resolução n.º 5/2025, também apresentado pela CCJ, busca conferir “mais segurança jurídica, padronização e transparência à atuação legislativa da Comissão, possibilitando que seus entendimentos sejam formalizados e acessíveis”. Para isso, a CCJ deverá elaborar súmulas com entendimentos consolidados sobre assuntos já pacificados em jurisprudência, relacionados a matérias relevantes do Legislativo municipal.
As Resoluções aprovadas essa semana, tramitaram em Regime de urgência especial, e entram em vigor após a publicação no Diário Oficial do Município (DOM), promovendo as mudanças no Regimento Interno da Câmara de Itapema.