Vereador critica reforma da Escola Francisco Vitor Alves

Confira!
24 JUN 2015

Mais uma vez, o vereador Vanio Cesar (PT) usou a Tribuna Parlamentar na Câmara de Itapema para denunciar problemas estruturais em escolas do município. Na Sessão Ordinária desta semana, realizada dia 23, o vereador de oposição falou sobre a Escola Municipal Francisco Vitor Alves, localizada no bairro Morretes.

Ele lamentou o fato da escola hoje ser um “destaque negativo” para Itapema. “Essa é a escola com maior número de alunos do município. Mas infelizmente, hoje, essa grande escola se transformou em um triste cenário do descaso e do abandono”, disse. Vanio descreveu os problemas na estrutura física do prédio que abriga o educandário, entre eles, a fossa séptica que está aberta no pátio da escola, e a quadra coberta que segundo o vereador se encontra em péssimo estado. “Traves enferrujadas e sem redes, não existe mais tabela de basquete de uma lado da quadra, os bancos estão danificados, e a fossa, que já pedimos reparo em novembro de 2013, continua sendo um risco para a comunidade escolar, sem contar os banheiros dos professores que estão interditados”, reclamou Vanio.

O vereador questionou o valor investido pela Prefeitura de Itapema na reforma desta unidade escolar em 2014, que seria custado aos cofres públicos R$ 453.977,16 (quatrocentos e cinquenta e três mil, novecentos e setenta e sete reais e dezesseis centavos). “Esta reforma parece mais uma maquiagem mal feita. Na placa desta obra, a previsão de término era para junho de 2014, mas pelo que vimos na Francisco Vitor Alves, a reforma sequer foi realizada”, denunciou.

Diante do questionamento, o vereador apresentou ao poder público municipal, um requerimento cobrando informações sobre a licitação que contratou a empreiteira W.A. Comércio para esta reforma, bem como relação dos pagamentos e notas fiscais dos serviços prestados. “Queremos saber que reforma foi essa? Porque se tivessem aplicado quase meio milhão nesta escola, ela estaria bem cuidada. Mas em todo o prédio da escola os sinais de abandono, descaso e da falta de manutenção da estrutura são claros. Assim fica difícil acreditar que todo esse dinheiro foi aplicado ali”, encerrou o vereador.

***Vereador da bancada governista rebate críticas

Após o pronunciamento de Vanio, que apresentou fotos da Escola Francisco Vitor Alves ao plenário, o vereador da base governista, Lázaro júnior (PSDB), também usou a Tribuna Parlamentar para rebater as críticas de Vanio e defender o governo municipal. “Infelizmente, a empresa que ganhou a licitação não cumpriu com as exigência do contrato, que foi cancelado. O governo municipal vai abrir uma nova licitação para esta reforma, e a obra da fossa está incluída nessa reforma. No dia 22 agora já foi aberta uma licitação para colocar portões nas escolas”, afirmou Lázaro.

Ele declarou que a foto apresentada por Vanio, da fossa interditada, foi tirada recentemente, na semana passada, quando a fossa séptica cedeu novamente, após um fim de semana de fortes chuvas. “O local foi interditado e isolado. E fizemos isso porque temos, sim, muita responsabilidade com a educação e com as crianças que lá estudam. Diferente do que aconteceu no governo anterior do PT. Quando a fossa da escola do Sertão do Trombudo foi interditada em outubro de 2012, e assim ficou até o fim do governo, que não fez a reforma porque perdeu a eleição”, rebateu Lázaro.

O vereador Sebastião Silva (PSDB), também se manifestou e reafirmou a responsabilidade da Prefeitura de Itapema com a educação. “Este é um governo responsável com a educação sim, mas também temos que olhar o que aconteceu no passado. Obras que foram inauguradas em 2012, e que dois meses depois apresentavam frestas que entrava uma mão. Nós temos que fiscalizar sim, e ter responsabilidade quando fazemos isso”, disse, referindo-se às críticas do vereador Vanio.