Gaeco é assunto na Tribuna da Câmara

Vereador Vanio (PT) comentou sobre a Operação Garoupa na Tribuna da Câmara
23 DEZ 2015

Dentre as falas dos vereadores no uso da Tribuna Parlamentar durante a última sessão ordinária de 2015, na Câmara de Vereadores de Itapema, destaque para a intervenção do vereador Vanio Cesar (PT), que fez um pronunciamento sobre as prisões do vice-prefeito de Itapema, G.R., do vereador e ex-secretário de Planejamento e Urbanismo, W. S., do ex-vereador e ex-secretário Obras e Transportes, C. E. V., além de outros agentes e empresários ligados ao ramo da construção civil em Itapema.

Vanio lembrou as prisões dos políticos e empresários são resultado das investigações realizadas pelo GAECO (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), a partir do dia 1º de dezembro, na denominada Operação Garoupa. “A situação de insegurança Administrativa e Política que o município sentiu com as prisões efetuadas pelo GAECO, num total de 14 indiciados, todos do Município de Itapema, por crimes envolvendo o favore­cimento na análise de licen­ças da construção civil, prejudica a nossa cidade”, disse o vereador.

O parlamentar prosseguiu, Os crimes investigados são concussão, corrupção ativa e passiva, tráfico de in­fluência, advocacia adminis­trativa, prevaricação e asso­ciação criminosa, todos do Código Penal. Atualmente o processo tramita na 4ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, em Florianópolis. Após a operação ter sido deflagrada em 1º de dezembro, começaram a ocorrer novos desdobramentos durante a investigação e os depoimentos, disse Vanio.

O vereador prosseguiu lembrando que em um dos depoimentos sobre a Operação Garoupa, foi apontado o nome do Prefeito Rodrigo Costa – o Bolinha (PSDB). “O Prefeito, por ter sido citado por um dos investigados e por ter foro privilegiado, de acordo com a legislação, fez com que o processo fosse remetido ao Tribunal de Justiça do Estado,” lembrou o parlamentar.

Diante do grave cenário político municipal, o Partido dos Trabalhadores de Itapema defende que sejam apurados todos os casos de corrupção em todos os níveis da administração pública. E que sejam punidos os culpados sem nenhuma exceção, garantindo-se o direito constitucional de ampla defesa a todos os envolvidos. Itapema não pode mais viver crises políticas e administrativas.  Um fato como este, em qualquer tempo já seria prejudicial para o município, quanto mais na véspera de uma temporada de verão”, disse o vereador.

Em determinado trecho da sua fala, Vanio chamou a atenção de que “políticos ligados a administração atual, envolvidos diretamente em escândalos de corrupção não representa nada de bom pra nossa cidade,” ponderou. O vereador ainda fez um resgate lembrando os seis anos e meio que Itapema ficou de fora das páginas policias. “Foi um período de obras e ações concretas, um período de avanços e desenvolvimento de Itapema,” disse.

Antes do término, Vanio afirmou não foi coincidência que nesse período quem Administrou a Cidade de Itapema foi o projeto eleito do Partido Trabalhadores e seus aliados da época. “Percebemos que Itapema já foi melhor administrada. Isso é fato! E sabemos que Itapema poderá voltar a ser bem administrada. Com responsabilidade, zelo e competência. Por isso convido a todas e a todos a fazermos uma reflexão. Que Cidade queremos? Que Itapema queremos?”, finalizou o vereador antes de desejar um feliz final de ano a todas e todos.