Vereador Xavier apresenta anteprojeto que incentiva 1º emprego
Confira!
26 NOV 2015Programa pode oferecer isenção de ISS para empresas de Itapema que contratarem jovens cadastrados no projeto “1º Emprego”
O vereador e presidente da Câmara de Itapema, Xavier Legarrea (PMDB), encaminhou à Prefeitura esta semana, um anteprojeto com um modelo de programa municipal para estimular o primeiro emprego. Ele destacou que esta iniciativa tem que partir do Poder Executivo, por isso apresentou o anteprojeto à Prefeitura e espera que a iniciativa ganhe espaço no governo municipal.
O programa prevê incentivos fiscais para empresas que aderirem ao “1º Emprego”, como isenção de ISS (Imposto Sobre Serviço). Se colocado em prática, ele cria um sistema municipal integrado entre poder público e empresas privadas, buscando a inserção de jovens entre 16 e 22 anos no mercado de trabalho. Caberá, então, à Prefeitura, fazer esse elo, e aproximar empresas interessadas e jovens a procura do primeiro emprego.
“Este é, para muitos, a vaga mais difícil de ser conquistada, porque o mercado exige experiência, mas o adolescente nunca trabalhou, então não tem experiência profissional. Essas vagas de primeiro emprego abrem as portas desse mercado e quebram essa barreira”, ressaltou Xavier.
Para o presidente da Câmara, cada jovem empregado representa um adolescente a menos à mercê das drogas e da marginalização. “Este é um projeto social que já provou dar certos em várias instituições. O seu modelo de gestão é simples e os resultados trazem grandes resultados, para as empresas, e principalmente para os jovens, que são os futuros profissionais de Itapema”, destacou.
***
IBGE: até 2023, Brasil terá 33 milhões de jovens
Segundo dados do IBGE de novembro de 2012, dos jovens na faixa de 16 a 22 anos, 15,9% não trabalham nem estudam, 19,1% trabalham e estudam, 25% só estudam e 40% só trabalham. Até 2023, a população entre 15 e 24 anos será de mais de 33 milhões de pessoas. Porém, o mercado de trabalho do mundo atual é cada vez mais exigente, além da cobrança por qualificação, os jovens acabam perdendo oportunidades devido à falta de experiência profissional.