Exposição de dezembro do Câmara Cultural mistura grafite, nanquim e doodle art

Confira!
02 DEZ 2015

A exposição “Folhas, flores e cores”, que chegou ao hall da Câmara de Vereadores de Itapema neste dia 1º de dezembro, marca a primeira mostra artística de Márcia Ribeiro dos Santos. Os quadros podem ser apreciados até o dia 18 de dezembro.

Com um traço marcante, a artista plástica demonstra dominar o seu ofício. Nascida no Rio de Janeiro, pequena foi morar em Blumenau e desde muito cedo dedicou-se às telas, pincéis e tintas. Ao se mudar para Itapema encontrou o tempo e a oportunidade de voltar a dedicar-se às artes.

Desde então, Márcia Ribeiro vem se dedicando à técnica doodle art (rabiscar), zentangle (criação de imagens usando padrões repetidos), pintura acrílica, aquarela, estêncil e nanquim. É a mistura criativa destas técnicas que compõem a exposição “Folhas, flores e cores” sobre a qual, vale destacar, tamanha a perfeição: todos desenho são feitos à mão!

A primeira exposição da artista plástica é uma pequena mostra do talento desta pintora que surpreende e encanta com o inusitado, como por exemplo a obra “Coração Dilacerado”, onde um vermelho coração sangrento explode no fundo preto e branco do quadro. Em traços de pura criatividade.

A exposição faz parte do programa Câmara Cultural, criado pelo atual presidente, o vereador Xavier Legarrea (PMDB). Através desta iniciativa, o Legislativo de Itapema apoia o trabalho de artistas locais, promovendo exposições e ou apresentações culturais nos seus espaços públicos. Para se inscrever e participar do Câmara Cultural, basta entrar em contato com a instituição, através do telefone: (47) 3368 2578.

Da engenharia civil para as artes plásticas

Márcia conta que cursou engenharia civil, trabalhou em empresa familiar, o que por um tempo lhe desviou do seu processo criativo. Anos depois, fora das atividades profissionais que não lhe atraiam, a voz da arte voltou a gritar forte, quando se viu obrigada por essa força interior a retomar os seus trabalhos artísticos.

Pesquisadora, ama tudo que se relaciona a arte. Tem como referência as artes gráficas e o grafite. Utiliza a técnica doodle art (rabiscar), zentangle (criação de imagens usando padrões repetidos), acrílica, aquarela, estêncil e nanquim. A artista conta que seu objeto de inspiração é a natureza.

(Textos: colaboração de Juquita Carvalho)