Guarda vidas de Itapema são homenageados pela Câmara de Vereadores

Confira!
06 MAI 2015

Homenagem reconheceu o êxito da operação veraneio 2014/2015, encerrada sem nenhum afogamento nas praias de Itapema

A noite desta terça-feira, dia 05, foi especial para a Câmara de Vereadores de Itapema, com a realização de uma Sessão Solene em homenagem a todo corpo de Guarda Vidas civis e militares do município. A homenagem, proposta pelo vereador Fabrício Lazzari (PP), comemorou o êxito da Operação Veraneio 2014/2015, que foi encerrada sem nenhum óbito por afogamento nas praias de Itapema. “As pessoas que guardam nossas praias, estão aqui recebendo esta homenagem. Sabemos das dificuldades que enfrentam, trabalhando 12 horas por dia, por isso este reconhecimento é de toda a comunidade de Itapema para vocês”, registrou Fafá, lamentando a ausência do prefeito Rodrigo Costa, e do vice prefeito, Giliard Reis, na cerimônia. Para o vereador, a corporação é sinônimo de dedicação e seriedade no exercício de suas funções, tão relevantes para o município.

Itapema conta hoje com 74 guarda vidas. Destes, 30 receberam a homenagem pessoalmente na Câmara de Vereadores, ao lado de integrantes do Corpo de Bombeiros de Itapema. A Tenente Fernanda Sabastiani representou a Companhia e usou a Tribuna para parabenizar o grupo e apresentar as estatísticas do trabalho dos Guarda Vidas neste verão. “De outubro do ano passado a abril desse ano, eles registraram 170 mil prevenções, com orientações a banhistas sobre os perigos do banho de mar; realizaram 138 arrastamentos e 166 ocorrências com crianças perdidas na praia. Mas o número mais importante deste período é o zero! Zero óbitos por afogamento em nossas praias, graças a dedicação de todos vocês”, disse, dirigindo-se aos guarda vidas presentes.

O guarda vida Henrique Pereira, que também é presidente da Associação de Salvamento Aquático das Praias de Itapema, representou os colegas e também fez uso da palavra na Tribuna da Câmara, e emocionou os presentes com suas palavras de amor à profissão que exerce.

 

*** “Não temos as melhores condições de trabalho do mundo, mesmo assim, somos os melhores no que fazemos”

“Hoje poderia falar das reivindicações por melhores condições de trabalho que temos, mas nesta noite de homenagens, trouxe o que temos de melhor! Algo que falta para muitas profissões, e sobra na nossa: o compromisso e o amor ao que fazemos! Não trabalhamos nas melhores condições do mundo, não temos nem os melhores salários, ou os mais justos, mas mesmo assim, somos os melhores no que fazemos, e os números provam isso. Mais uma temporada sem óbitos, graças aos homens e mulheres homenageados hoje pela Câmara. Nosso trabalho não se define apenas em salvar pessoas da água. A maioria aqui já trabalhou em situações adversas, como enchentes, incêndios, acidentes de trânsito.

David Szpilman, da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático, define com uma certa poesia o que fazemos: “Deus criou o mundo, a vida e dela surgiu o ser humano. Os anjos foram enviados por Deus para nos guardar. E o primeiro anjo a entrar no mar, chamou-se guarda vida”. Talvez ele tenha exagerado, não sei dizer. Mas pergunte a uma pessoa que se afogou e foi salva. Pergunte àquele familiar que na areia da praia só restava torcer para que aqueles nobres homens e mulheres conseguissem lutar contra uma das mais destruidoras forças da natureza e saíssem do mar com seus entes queridos.

Por tudo isso estamos aqui esta noite! E para dizer que todo esforço e horas incansáveis sob sol, vento, chuva e frio, não são apenas por um salário. Somos chamados de loucos, outrora corajosos, pois colocamos nossa vida a disposição de quem sequer conhecemos. Porém, mesmo com tantos perigos e condições de trabalho desfavoráveis, ainda assim, nos apresentamos todos os dia para dar o nosso melhor. Repito: o nosso melhor! Aonde muitos tentariam apenas fazer o possível. Porque amamos o que fazemos e fazemos o que amamos”, encerrou, agradecendo a homenagem da Câmara de Itapema e parabenizando os colegas presentes.

***Os anjos do mar

O vereador Fabrício destacou os relevantes serviços e atendimentos prestados pelos guarda vidas nas praias de Itapema. “Eles arriscam suas vidas para proteger a nossa e proporcionar segurança. Eles são os “bombeiros” da água em quem os banhistas muito confiam”, disse. Fafá fez questão de comentar o treinamento feito com os guarda vidas pelo Corpo de Bombeiros, com conhecimentos teóricos e práticos que envolvem técnicas de natação, primeiros socorros, salvamento e resgate no mar, além de noções de disciplina militar, para atuarem na nossa cidade. Além de salvamentos, os Guarda-vidas fazem também ações preventivas, como orientações e advertências a banhistas, e desenvolvem trabalhos de educação à comunidade, a fim de orientar sobre possíveis riscos de afogamentos e acidentes aquáticos. Extremamente importantes para nossa cidade, seus relevantes serviços solidificam esses profissionais como merecedores de nosso apoio, reconhecimento e gratidão.