Câmara aprova doação de terreno para construção da nova Delegacia

Confira!
10 AGO 2015

O sonho de ter uma nova Delegacia no município de Itapema, pode estar mais próximo da realidade. Isso se o Governo de Santa Catarina cumprir o que prometeu ao município. Esse foi o ponto discutido pelos vereadores, durante a votação do Projeto de Lei nº 40/2015, que firma um convênio entre a Prefeitura e o Estado, para doação de bem imóvel que deve abrigar a nova sede da Delegacia de Polícia Civil de Itapema.

A matéria foi votada em regime de urgência especial no último dia 04, e é o primeiro passo para a construção da nova Delegacia, hoje localizada na Rua 238, no Bairro Meia Praia. O projeto prevê, ainda, a instalação do Instituto Geral de Perícia (IGP) e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) no mesmo local. A nova Delegacia deverá ser construída na Rua 418, no Bairro Morretes, no loteamento Jardim Wasly, e a obra deve ser executada pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Segurança Pública.

***Sem previsão

O problema, segundo o vereador Fabrício Lazzari (PP), é que não existe previsão para o início da construção. “Em julho comentei na Tribuna sobre o Ofício que recebemos do Estado, deixando bem claro que não tem nenhum recurso orçamentário, nem projeto e dinheiro para bancar essa construção”, lamentou o vereador. Ele comentou sobre a importância desta iniciativa da Prefeitura de Itapema, diante da situação que a segurança pública do município enfrenta.

“A Delegacia de Itapema só não fechou ainda, como a de Balneário Camboriú, porque a Prefeitura cedeu estagiários pra trabalhar no local”, reclamou o vereador Wanderley Dias (DEM). Ele esteve reunido com o Deputado Estadual, Maurício Eskudlark (PSD), que é presidente da Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa catarinense. “O deputado falou na rádio que o Governo tem dificuldades de levantar essa nova Delegacia. Mas foi compromisso dele e dos deputados com nosso município, e nós vamos cobrar”, assegurou Ley. O vereador lembrou, ainda, que com a nova Delegacia, nenhum morador de Itapema vai precisar ir até Balneário Camboriú fazer a habilitação para motorista, como acontece hoje, outro fator que ressalta a importância do projeto para o município.

O vereador Wesley Carlos da Silva (PSDB) disse não ter boas notícias sobre o assunto. “Estive esta semana com o Delegado de Itapema, Giancarlo Rossini, e ele me disse que não tem nenhuma previsão de edificação da Delegacia. Já as notícias verbais são diferentes. O Secretário Grubba garantiu que na hora que o documento estivesse no nome do Estado, iniciaria imediatamente a obra”, relembrou Lelé.

Os vereadores garantiram que a pressão política em cima dos deputados estaduais e do governador vai ser grande. “Itapema fez a sua parte, agora o Estado tem que fazer a dele. Não vamos passar a mão na cabeça do governo, com a palavra dada que não for cumprida, porque eles se comprometerem com esse projeto. Então a doação do terreno já aconteceu, basta o Estado fazer sua parte e construir a nova Delegacia”, afirmou a vereadora Nilza Simas (PSD), que é da base governista de Raimundo Colombo.