Vereador Yagan critica Poder Executivo na Tribuna da Câmara
Confira!
31 AGO 2017O vereador Yagan Dadam, do PR, fez uso da Tribuna Parlamentar na última Sessão Ordinária da Câmara de Itapema, terça-feira 29/08, onde fez um discurso acalorado criticando a relação do Poder Executivo junto ao Legislativo, e a administração da Secretaria de Educação e Esportes.
Falta de apoio ao esporte
Yagan começou falando sobre a falta de incentivo ao esporte na cidade. Segundo ele, no dia 15 de agosto todos os vereadores enviaram um ofício à Secretaria, pedindo a concessão do transporte para as atletas da ginastica rítmica do município poderem viajar e participar de um torneio em São José dos Pinhas, no Paraná. Em reposta ao ofício, o Executivo se comprometeu a pagar as inscrições das atletas, mas não o transporte.
Diante os fatos, Yagan questionou: “será que a Secretária de Educação tem competência para o cargo, ou está lá só por ser irmã da prefeita?”. Ele ainda relembrou de uma denúncia que havia feito em Sessão passada: “eu já denunciei a Secretaria aqui nesta Tribuna. Eles pagam mais de R$ 5 mil mensais de aluguel para manter uma casa fechada e se negam a pagar mil e duzentos reais para o transporte de atletas? Isso é lamentável!”, criticou o vereador.
Yagan defendeu, ainda, a realização de um planejamento dentro da pasta: “nós precisamos que a Secretaria apoie algumas modalidades. Não é mais possível numa cidade como Itapema, pais e familiares terem que fazer eventos beneficentes para pagar o transporte de seus filhos! Isso é o mínimo que o município deveria fazer”, opinou.
Resposta de Requerimentos
Além de apresentar o caso das atletas, Yagan revelou seu descontentamento com o modo que a Prefeitura vem respondendo seus Requerimentos Legislativos: “Eu já protocolei 89 Requerimentos; em 30 deles recebi respostas insatisfatórias; e outros 25 sequer foram respondidos”, enumerou.
Requerimento é uma proposição parlamentar que, apoiada por Lei, deve ser obrigatoriamente respondida pela Administração Pública. Yagan lembrou que o Regimento Interno da Câmara de Itapema, no seu Artigo 234, diz que se o prefeito se recusar a prestar informações à Câmara, quando devidamente solicitado, o autor deverá produzir denúncia para efeito de cassação. “Mas eu não quero fazer isso, na verdade eu peço para que o líder de governo encaminhe essas proposições para a prefeita e peça respostas”.
Fabricio Lazzari (Fafá- PP) é o líder de governo na Câmara. Ele concordou com o pedido de Yagan. “Todos os seus Requerimentos serão levados em mãos à prefeita para que sejam respondidos de forma adequada e com respeito ao vereador, isso é um compromisso meu como líder de governo. Caso não sejam feitas essas repostas, eu assinarei embaixo da denúncia!”, afirmou Fafá.
Yagan parabenizou o comprometimento de Fafá e comentou que o respeito do líder de governo não está sendo refletido dentro do governo. “Para se ter uma ideia, eu já recebi respostas do Executivo que me mandaram tirar minhas dúvidas dento do Site Leis Municipais, como se eu não soubesse que existisse um site! A pessoa que redigiu essa resposta está cometendo um desacato e desrespeito contra o Poder Legislativo!”, enfatizou.
Por fim, Fafá se comprometeu, ainda, a trazer representantes do Executivo para explicarem a situação na Tribuna do Povo da Câmara. “Eu vou fazer essa solicitação, nós precisamos ser respeitados. Eu solicito que o Dr. Magnus Guimarães e o vice-prefeito João Emmel venham a essa Tribuna prestas esclarecimentos!”, informou Fafá.