PL que cria selo Emprensa Sustentável é aprovado na Câmara de Itapema
Confira!
12 JUL 2017A vereadora de Itapema, Zulma Souza (DEM), teve um Projeto de Lei aprovado na 22ª Sessão Ordinária da Câmara, que aconteceu nesta terça-feira, 11/07. Trata-se do PL Nº 47/2017, que institui o selo “Empresa Sustentável” na cidade. Agora, o projeto aguarda sanção do Executivo.
Empresa Sustentável
Segundo o PL, o selo será concedido às empresas públicas e privadas, situadas no Município de Itapema, que comprovarem a prática de ações sustentáveis em sua produção ou prestação de serviço.
Para Zulma, o projeto vem contribuir na construção de uma cidade melhor para as presentes e futuras gerações. “O PL propõe que se deve respeitar os recursos ambientais renováveis e os processos ecológicos. Este selo é uma forma de incentivar as empresas para que evitem a poluição e degradação ambiental, de uma maneira viável economicamente e justa com o setor público, privado e população”, afirmou a vereadora.
Entende-se como práticas sustentáveis:
– Escolha de processos de extração, fabricação e utilização de produtos e matérias primas de forma ambientalmente sustentável;
– Deposição e o tratamento adequados de dejetos e resíduos da indústria, comércio ou construção civil, bem como o reuso de água;
– Utilização de matéria prima renovável, reciclável, biodegradável e atóxica;
– Utilização de tecnologia e matéria que reduzem o impacto ambiental;
– Logística reversa.
O Selo será fornecido pela FAACI, que efetuará a fiscalização nas empresas para verificar se preenchem todos os requisitos. Ficará a cargo do Poder Executivo a escolha de conceder, ou não, tratamento tributário diferenciado às empresas contempladas.