Secretário de Desenvolvimento Regional do Estado visita Câmara de Itapema
O objetivo de Aquiles era fazer uma visita de prestação de contas dos investimentos do Governo estadual na região da Foz do Rio Itajaí Açu
20 ABR 2016
A presença do Secretário da Agência de Desenvolvimento Regional de Itajaí (ADR – antiga SDR), Aquiles Costa, na Sessão Ordinária desta terça, dia 19/04, na Câmara de Itapema, não passou despercebida. Isso porque, como vários vereadores comentaram, a visita de um representante direto do Governo do Estado de Santa Catarina é fato raro em Itapema. “Depois de 3 anos e 4 meses de mandato, Itapema recebe um representante do Executivo do Estado. Leve ao Governador a nossa mensagem. Itapema necessita urgentemente de investimentos estaduais”, registrou o vereador Fabrício Lazzari(PP).
O objetivo de Aquiles era fazer uma visita de prestação de contas dos investimentos do Governo estadual na região da Foz do Rio Itajaí Açu. Mas o secretário acabou ouvindo dos vereadores uma lista de reivindicações antigas e de suma importância para o município de Itapema. Os vereadores Wanderley Dias (DEM), Mouzatt Barreto (DEM), Nilza Simas (PSD), Fabrício Lazzari (PP), Eraldo Mafra (PMDB), Mauro Hercílio Silva (PSDB), Magnus Guimarães (PDT), e o presidente da Câmara de Itapema, Xavier Legarrea (PMDB), apresentaram a necessidade de investimentos estaduais em três frentes: segurança pública, educação e saúde.
Depois de 3 anos e 4 meses de mandato, Itapema recebe um representante do Executivo do Estado. Leve ao Governador a nossa mensagem. Itapema necessita urgentemente de investimentos estaduais”, registrou o vereador Fabrício Lazzari(PP).
O presidente Xavier Legarrea ponderou que todos os pontos debatidos em plenário vão ser levados pela Câmara de Itapema até a ADR, em uma reunião extraordinária, a fim de que os vereadores entreguem em mãos, e oficialmente, as reivindicações do município em âmbito estadual.
Nova Delegacia, novo Anita e investimento no Hospital de Itapema
O vereador Ley levantou o debate sobre a construção da nova Delegacia de Itapema, discussão que se arrasta há anos sem uma solução. “O Estado peca bastante aqui em Itapema no aspecto da segurança pública. A nossa Delegacia, hoje, é uma vergonha, sem funcionário, sem estrutura. É bom vermos que o Estado investiu em Itapema, como na obra do Trapiche – que é importante – mas nós temos outras prioridades aqui em Itapema, e o governo do Estado precisa priorizar isso”, cobrou Wanderley. Ele lembrou, ainda, que a Prefeitura de Itapema já doou ao Governo catarinense um terreno para a construção da nova sede da Polícia Civil. Porém, até agora, o projeto não caminhou. “A Secretaria de Segurança Pública do Estado virou as costas para Itapema”, opinou Ley.
O democrata Mouzatt lembrou o problema das escolas estaduais do município, a Anita Garibaldi e o Olegário Bernardes. Desde o início de seus mandatos, em 2013, os vereadores da Comissão de Educação lutam pela manutenção dos colégios, e apontam a necessidade de construir uma nova estrutura para o Colégio Anita. “Até hoje, não ouve uma resposta pra darmos pra população. Existem deficiências que o Estado tem com nosso município, e não vemos resolução pra isso. E as estruturas desses colégios continuam são caóticas.”, lamentou Mouzatt. Ele frisou que a presença do secretário da ADR em Itapema é importante para poder levar essa situação diretamente ao Governo do Estado. O vereador Fafá destacou que a situação do Anita Garibaldi se arrasta há 25 anos, e que sua estrutura foi condenada tanto pela Defesa Civil, quanto pela Vigilância Sanitária de Itapema, conforme apontou o relatório da Comissão Legislativa da Educação, de 2013.
Fabrício pontuou a terceira importante reivindicação do município de Itapema: investimento no Hospital Santo Antonio. “Vimos que o Governo aplicou no Hospital Marieta investimentos de R$50 milhões. Isso é excelente! Mas o Hospital de Itapema não tem investimento algum do Governo do Estado. Então fica a pergunta: por que R$50 milhões pra Itajaí, e pra Itapema nada?”, questionou Fafá. Ele comentou que essa é uma necessidade urgente, a exemplo também do município vizinho de Balneário Camboriú, que reivindica recursos para o Hospital Ruth Cardoso. Ele argumentou que a demanda de atendimento de ambos hospitais é enorme, e que é preciso melhorar o acesso dos municípios, junto ao Governador Raimundo Colombo. “O Hospital Santo Antonio atende a mais três cidades: Bombinhas e Porto Belo e Tijucas”, registrou.
Antes do debate ser encerrado, o vereador Eraldo Mafra (PMDB) propôs que seja realizada uma reunião extraordinária entre a Câmara de Itapema e a ADR, para que os vereadores possam apresentar mais informações sobre cada uma das reivindicações apresentadas. “Nossa comunidade merece respeito por parte do Estado”, disse. A vereador Nilza Simas (PSD), elogiou a presença do secretário Aquiles na Câmara e reforçou: “não dá pra pedir tudo de uma vez, mas essas são nossas principais queixas com relação ao Governo do Estado. Essas obras concretizadas nos trariam grandes melhorias”.
SDR para ADR: nova missão
No seu pronunciamento na Câmara de Itapema, o secretário da ADR, Aquiles Costa também comentou a mudança de nomenclatura da SDR, para ADR, o que, segundo ele, também reflete uma nova missão dos órgão de descentralização do Governo catarinense. “Nossa atribuição passou a ser de um Fórum de Debate Intermunicipal, para discutir os assuntos que os municípios sozinhos não conseguem resolver, com a missão de promover o encontro dessas lideranças com o Estado”, colocou Aquiles.