Reativação da fanfarra do Bento Elói Garcia é discutida pela Câmara

epa pediu a manutenção do Projeto Fanfarra Bento Elói Garcia.
05 JUL 2018

Sessão Ordinária, terça-feira, 04/07, apresentou um Requerimento e uma Indicação. Ambos documentos solicitam à Prefeitura ações voltadas às bandas e fanfarras municipais.

 

Com a Indicação Nº 588/2018, Xepa pediu a manutenção do Projeto Fanfarra Bento Elói Garcia. Segundo o vereador, o projeto atende mais de setenta crianças com pelotão de bandeiras, corpo coreográfico e comandante. “Este projeto é muito importante para os alunos, pois eles podem representar o seu patriotismo, além de ajudar na prevenção das drogas e ensinar os jovens a terem união, disciplina e respeito”, justificou o vereador.

 

Já com o Requerimento, de N° 81/2018, Xepa solicitou informações sobre os gastos com as bandas e fanfarras municipais. O vereador apresentou os seguintes questionamentos:

 

- Qual o motivo do encerramento do Projeto na Escola Bento Elói Garcia?

- Qual o investimento mensal do município em relação as bandas e fanfarras nos últimos quatro anos? Qual valor está previsto no orçamento do município este ano para as bandas e fanfarras?

- Cópia do Edital de Licitação N° 006/2018 para contratação de professor de percussão.

 

Todos os anos o Bento Elói é representado por sua fanfarra no dia 07 de setembro. Este ano fomos surpreendidos pela informação de pais e alunos de que não haverá fanfarra representando a escola. Destacamos que a fanfarra do Bento Elói é a mais antiga da cidade, merecendo reconhecimento!”, afirmou Alexandre Xepa.

 

O vereador e a fanfarra

 

Xepa é um vereador que tem relação íntima com a fanfarra do Bento Elói. Há 20 anos, ele era um dos membros da mesma e, em 2017, a antiga formação se reuniu para uma comemoração. “Depois desse tempo conseguimos reunir a primeira turma e começamos a ensaiar. Foi de uma emoção tão grande, mostrou o amor de cada um de nós por aquela fanfarra. A gente não sabe como acabou um projeto desses, tão bonito, que tira crianças da rua e dá oportunidades para elas, dentro da cultura”, relatou o vereador.

 

Desde a reunião comemorativa, o legislador vem solicitando a reativação da fanfarra. Ainda em 2017, na 19ª Sessão Ordinária, o vereador apresentou a Indicação Nº 591/2017, que pediu incentivo à cultura municipal, com a reativação das bandas e fanfarras de todas as Escolas Municipais. “Eu tenho certeza que com o apoio de cada vereador nós iremos reativar todas as fanfarras de todas as Escolas”, concluiu o vereador.