Padre Francisco recebe homenagem da Câmara de Itapema
Na última Sessão Ordinária, realizada no dia 08/05, a Câmara de Vereadores de Itapema, através dos vereadores Jean Idimar (MDB) e Yagan Dada
14 MAI 2018Padre Francisco recebe homenagem da Câmara de Itapema
Na última Sessão Ordinária, realizada no dia 08/05, a Câmara de Vereadores de Itapema, através dos vereadores Jean Idimar (MDB) e Yagan Dadam (PR), homenageou o Padre responsável pela Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Francisco José Gesser.
O pároco recebeu pessoalmente sua Moção de Reconhecimento e aproveitou para deixar uma mensagem de união ao plenário da Câmara. “Uma cidade que não tem um templo religioso, não tem identidade. E a identidade de Itapema é cristã. Esse reconhecimento do Legislativo faz parte da nossa missão, por que um Padre não pode ser só um rezador. Tem que ter visão de administração, pensar no espaço físico pra acolher, nas pastorais pra dar assistência, nos serviços sociais. Porque assim a gente contribui com a educação do povo”, comentou.
Padre Francisco lembrou da missão social que a Igreja tem perante o município, assim como Legislativo e Executivo. “Vendo os trabalhos da Câmara, deixo um pedido: Itapema precisa crescer com mais dinamismo. Então, por que não, Legislativo e Executivo serem amigos, mesmo com a oposição? Fazer conselhos, mesas redondas e todo dia discutir projetos maiores, e os menores como tapar buraco? Vocês tem capacidade pra isso! Ao invés de ser só oposição, porque não ser amigos? O município tem que discutir projetos grandes. Vamos ser amigos”, disse, agradecendo a Moção honrosa, e deixando o seu recado à comunidade política de Itapema.
***
Conheça a trajetória religioso do Padre Francisco
Francisco José Gesser trabalhou na agricultura até os 27 anos de idade, quando sentiu o chamado religioso. Aos 29 anos ingressou no Seminário de Azambuja, iniciando Estudos Sociais e Filosofia na FEBE. Em março de 1986 iniciou os estudos Teológicos no ITESC, em Florianópolis. Foi ordenado Diácono em 27/08/1989 e em 25/11 do mesmo ano, ordenado Sacerdote em São Pedro de Alcântara.
Antes mesmo de sua ordenação já tinha sido nomeado por Dom Afonso, então Arcebispo de Florianópolis, para assumir a Paróquia de Nossa Senhora dos Navegantes, em Governador Celso Ramos, onde assumiu seu ministério em 1990, ficando até fevereiro de 1997, paróquia essa responsável por 11 comunidades. Depois disso passou pelos municípios de Biguaçu, São José, vindo a assumir a Paróquia Sagrado Coração de Jesus em 2012.
Desde então, Padre Francisco coordena a Paróquia formada por cinco comunidades. “Em todas as Paróquias onde trabalhou, foi exemplo de esmero, construindo, reformando e ampliando os espaços físicos, além de fazer seu trabalho pastoral dentro das diretrizes da Igreja e dos ensinamentos do Evangelho, acolhendo a todos sem distinção e visitando as famílias e os doentes, formando também novas comunidades”, assinalaram os vereadores Jean e Yagan, na justificativa da homenagem Legislativa.