Aprovada instituição da Semana da doença renal crônica

Confira como a medida ajudará na prevenção da silenciosa doença que já acomete mais de 10 milhões de brasileiros.
04 JUN 2024
Silenciosa, a doença renal crônica tem registrado um crescimento alarmante na última década. Estima-se que, no Brasil, 10 milhões de pessoas tenham a doença e, destes, 90 mil estão em diálise. O tratamento de hemodiálise exige a filtragem regular do sangue, com o paciente conectado à máquina e também registrou um crescimento assustador: viu o número de pacientes crescer em mais de 100% em 10 anos. 

Na busca por conscientizar a população sobre a importância da prevenção da doença renal - que causa a morte todo ano 2,4 milhões de pessoas no mundo – a Câmara Municipal de Itapema aprovou o Projeto de Lei nº 56/2024, que busca instituir a “Semana de conscientização da prevenção e combate da doença renal crônica”. 

Falar sobre a doença e levar conscientização às pessoas, é o que a iniciativa dos vereadores defende. A doença renal pode ser prevenida com atenção especial ao diabetes e pressão arterial.  

Saiba mais sobre a importância do diagnóstico precoce e como se prevenir desta doença que afeta os rins, com a reportagem da TV Câmara.