Vereadores cobram permanência do Diretor da UPA em Itapema
do vereador Yagan Dadam (PR) e assinada por todos os demais parlamentares, foi entregue ao supervisor da Unidade Prisional Avançada de Itape
28 MAR 2018Na Sessão Ordinária desta semana, realizada no dia 27/03, foram entregues três Moções de Reconhecimento pelo plenário itapemense. Uma delas, de autoria do vereador Yagan Dadam (PR) e assinada por todos os demais parlamentares, foi entregue ao supervisor da Unidade Prisional Avançada de Itapema (UPA), Gabriel Cechetto.
A Moção teve o intuito de homenagear o gestor prisional pela sua atuação na unidade prisional, dada a sua transferência para outro município. Mas o que era para ser uma homenagem, acabou se tornando um apelo ao Governo do Estado, para que mantenha Gabriel à frente da UPA de Itapema, diante do excelente serviço que o profissional prestou à segurança pública do município.
Durante a defesa da comenda, o vereador Yagan destacou a excelente atuação nos seus 12 meses como gestor da unidade, e lamentou a sua transferência. Sob a sua Gestão foram realizadas inúmeras melhorias relatadas por Yagan no plenário, entre elas destaque para montagem e consultórios odontológicos e atendimento médico aos detentos, e a implantação de um sistema completo de câmeras de monitoramento em toda a unidade, inclusive nas celas.
Yagan pontuou, ainda que, pela primeira vez em Itapema, em conjunto com o Judiciário foi implantado a concessão do uso de tornozeleira eletrônica. “Ele ainda tinha objetivos como instalar uma fábrica dentro da unidade através de convênio com a secretaria, e colocar o maior número possível de detentos em algum tipo de trabalho, sendo interno ou externo”, relatou.
O vereador Fafá (Progressistas) cobrou que os vereadores e a prefeita Nilza Simas (PSD) mobilizem suas bancadas estaduais, em favor da permanência de Gabriel em Itapema. “O Legislativo, o Executivo e a comunidade tem que brigar para manter o Gabriel na UPA. Esse é um cargo político e com a mudança no governo estadual acontecem essas mudanças administrativas, mas sabemos a referência que o Gabriel se tornou, e é interesse de toda a comunidade que ele permaneça”, frisou. Fafá pediu, ainda, que a Câmara de Itapema faça uma Moção de Apelo oficializando o pedido pela sua permanência no município, diante do excelente serviço prestado na UPA.
Em tom de crítica, o vereador Tanaka (PDT) questionou: “a quem interessa a transferência do Gabriel? O Governo do Estado tem que saber que Itapema não quer que ele saia”. O vereador classificou como “impressionante” o trabalho desenvolvido na unidade prisional de Itapema. “Advogo há oito anos na área criminal e já rodei todo o Estado e nunca vi um local onde um detento é tratado como ser humano, pois independente dos erros, cumpre sua pena. É impressionante, e até o Juiz da Comarca tem acesso tem acesso 24 horas às câmera do presídio. Mais eficiência e transparência que isso, eu não vi”, disse encerrando o debate.
Gabriel Cechetto recebeu pessoalmente a homenagem da Câmara de Itapema.