Pauta da 33ª Sessão Ordinária (03/10)

Os vereadores de Itapema tem 12 Projetos de Lei para votação na Ordem do Dia da 33ª Sessão Ordinária, que acontece nesta terça
03 OUT 2023

Os vereadores de Itapema tem 12 Projetos de Lei para votação na Ordem do Dia da 33ª Sessão Ordinária, que acontece nesta terça (03/10), às 19h. Diversos assuntos em pauta, entre eles a aprovação do novo Plano Municipal de Saneamento Básico de Itapema e contratação de nova agência reguladora para Itapema, e a instituição do programa “Bilhete Único”, que quer garantir gratuidade no transporte público municipal para agentes da segurança pública.

Além disso, tem a criação do programa da Prefeitura chamado “Movimento Cultural”, que busca regulamentar o investimento privado na área cultural e a proposta do programa “Se liga na rede”, que vem incentivar a regularização das ligações de esgoto dos cidadãos. Confira detalhes sobre cada proposta em votação.

12 Projetos em votação e 2 Emendas da CCJ

2ª votação do Projeto de Emenda à Lei Orgânica nº 01/2023, que traz mudanças no percentual das verbas de Emendas Impositivas de Itapema. A mudança é defendida pelo vereador Léo Cordeiro, e o projeto de resolução foi apresentado pela Mesa Diretora do Legislativo.

Projeto de Lei Ordinária nº 70/2023 – Poder Executivo – “aprova a Revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico e Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do Município de Itapema – SC e Autoriza o Município a Firmar Convênio com a Agência Intermunicipal de Regulação de Serviços Públicos (AGIR)”.

Projeto de Lei Ordinária nº 100/2023: “dispõe sobre o ordenamento territorial e horário de funcionamento de entidades de tiro desportivo no Município de Itapema”. Autoria do vereador Léo Cordeiro (MDB).

Projeto de Lei Ordinária nº 105/2023: “Institui o “Agosto Laranja” Mês de Campanha de Conscientização e Prevenção de Deficiências no Município de Itapema e dá outras providências”. Autoria do vereador Jaison Simas (União Brasil).

Projeto de Lei Ordinária nº 106/2023: “autoriza o Município de Itapema a outorgar permissão de uso de bem imóvel e dá outras providências”. Com autoria do Poder Executivo, a matéria “busca outorgar permissão de uso à Associação comunitária dos produtores rurais, pesqueiros e artesanais de Itapema – APA, entidade sem fins lucrativos que desenvolve importantes atividades, fomentando a economia familiar. Através da APA são promovidas feiras duas vezes por semana, com a comercialização de artesanatos, produtos coloniais e artesanais”.

Projeto de Lei Ordinária nº 107/2023: “Altera a Lei 3.000, de 05 de dezembro de 2011, que institui as taxas no Município de Itapema”.  O autor do projeto, vereador Léo Cordeiro (MDB), explica que a alteração pretende acrescentar ao art. 40 da Lei 3.000/2011 dispositivos referentes a troca de titularidade do projeto de edificação.

Projeto de Lei Ordinária nº 108/2023: “Institui o Bilhete Único com Gratuidade aos Policiais Civis, Militares, Corpo de Bombeiro Militar e aos integrantes da Guarda Civil Municipal no transporte coletivo municipal”. O PL define que terá direito a gratuidade no transporte coletivo urbano da de Itapema: Policiais Civis, Policiais Militares, Corpo de Bombeiro Militar e integrantes da Guarda Civil Municipal.

A matéria tem autoria do vereador Léo Cordeiro (MDB) e recebeu uma Emenda Modificativa da Comissão de Justiça (CCJ), incluindo a gratuidade para “Forças Policiais Federais”.  A emenda também vem prever que terão direito à gratuidade os servidores que estiverem fardados, com exceção de policiais civis, e apresentem a identificação funcional.

Projeto de Lei Ordinária nº 110/2023: “Dispõe sobre a criação do Programa “Movimento Cultural” no Município de Itapema e dá outras providências”. A prefeita Nilza Simas destaca na justificativa do projeto, que é de suma importância discutirmos sobre a relevância do investimento privado no setor público, sobretudo na área cultural. “Tal investimento privado seja ele em qualquer área cultural; equipamentos, instrumentos, reformas, manutenção de instrumentos e aquisição de materiais para as aulas, garantam a qualidade das oficinas”, destaca.  

Projeto de Lei Ordinária nº 111/2023: “Autoriza o Município de Itapema a doar bens móveis a Polícia Civil do Estado de Santa Catarina e dá outras providências”. Autoria do Poder Executivo.

Projeto de Lei Ordinária nº 112/2023: “Dispõe sobre o prazo de validade de laudo médico-pericial que atesta Transtorno do Espectro do Autismo – TEA e outras deficiências de caráter permanente, para os fins que especifica”. Autoria do vereador Adriano Pivotto (Podemos).

Projeto de Lei Ordinária N 113/2023: “Institui o selo “Se Liga na Rede ITAPEMA” e dá outras providências”. O autor, vereador Adriano Pivotto (Podemos), argumenta que o projeto tem o objetivo de instituir o selo “Se Liga na Rede ITAPEMA”, a ser concedido aos usuários da juntamente nas faturadas empresas prestadoras desse serviço vinculadas ao município em específico Aguas de Itapema, especificando a situação que estiver regular em relação as obrigações relativas competentes. “O selo é uma forma de reconhecimento do cumprimento das obrigações pelos usuários dos serviços, incentivando-os a continuarem mantendo a regularidade da ligação de esgoto nos seus imóveis”, explica Adriano.

Medida Provisória nº 55/2023: “institui o Programa de recuperação fiscal de Itapema – Refis itapema 2023, e dá outras providências”. O PL da Prefeitura recebe uma Emenda Modificativa da CCJ, estendendo o prazo para adesão ao Refis, que seria de 04/09 a 30/11. Se aprovada a emenda, a inscrição pode acontecer até 15/12. Através do Refis, a Prefeitura busca diminuir a dívida ativa de contribuintes, relativas ao ano de 2022. A negociação envolve redução dos juros e multas incidentes sobre o débito municipal, e permitirá ao cidadão escolher como quitar a dívida:

I – 90% (noventa porcento) quando pagos em parcela única;

II – 70% (setenta porcento) quando pagos em até 12 (doze) parcelas;

III – 50% (cinquenta porcento) quando pagos em até 24 (vinte e quatro) parcelas.

Moção de Reconhecimento

Hoje a dentista e servidora pública da rede municipal de saúde há 10 anos, Dra. Gláucia Crispim Zanoni, recebe Moção de Reconhecimento através do vereador Eurico Osmari (PSD). Gláucia dedica-se ao atendimento humanizado de pacientes PCD´s, ou seja, pessoa com deficiência, buscando oferecer uma odontologia de qualidade, mais humanizada e inclusiva, a esses pacientes com condições tão diversas, que por muito tempo a odontologia deixou desassistida. Vamos conhecer mais sobre sua trajetória hoje à noite no plenário.

 

Acompanhe o trabalho dos vereadores por Itapema, com a transmissão AO VIVO da Sessão Ordinária desta semana, a partir das 19h:

Assista pelo Youtube: https://bit.ly/3jxhItb

Acesse a pauta na íntegra: https://bit.ly/2Ona9K5