Rede Feminina palestra sobre prevenção ao câncer na Câmara de Itapema
A Rede Feminina de Combate ao Câncer de Itapema realizou uma palestra de conscientização sobre a prevenção ao câncer de mama,
25 OUT 2018
A Rede Feminina de Combate ao Câncer de Itapema realizou uma palestra de conscientização
sobre a prevenção ao câncer de mama, para as servidoras da Câmara de Itapema, e também
para visitantes que acompanharam o evento. O encontro aconteceu no último dia 18/10, no
plenário da Casa de Leis.
A “Tarde do Lenço” integrou a programação especial da campanha Outubro Rosa, organizada
pelo Legislativo este ano. O encontro também promoveu a doação de lenços para a Rede
Feminina, que tem uma grande procura pelo item.
A voluntária e vice presidente da Rede, Marinez Mattos, abriu a palestra comemorando que, a
cada ano, o mundo está ficando mais cor de rosa, incentivando as mulheres a cuidarem de sua
saúde. Na oportunidade, as mulheres de rosa apresentaram os trabalhos realizados pela
instituição, a rede de apoio que mantém para as pacientes com câncer de mama, bem como
deram dicas sobre a prevenção da doença.
A palestrante sobre conscientização do câncer, Iria Bonatto da Rosa, lembrou que não existe
prevenção efetiva do câncer, mas sim, diagnóstico precoce, o que é de suma importância para
o tratamento e cura da doença, por isso o termo mais adequado e utilizado pela Rede, é
conscientização. No encontro do Legislativo, ela também demonstraram com a “Mamamiga”,
como fazer o autoexame.
A palestra foi encerrada com o depoimento da voluntária Geny Iarema, que contou às
mulheres presentes como venceu o câncer de mama, os desafios do tratamento, e como a
rede de apoio à mulher, nesse momento, é importante para a cura do paciente.
***Quase 600 atendimento só em Outubro
Só neste mês de Outubro, a Rede Feminina de Itapema já realizou – até o momento – 566
preventivos e 295 mamografias, realizadas em parceria com uma clínica privada de Itapema. A
entidade foi fundada em 2001 por um grupo de voluntárias em parceria com a Prefeitura
Municipal. Hoje, mais de 70 pessoas atuam na rede. Nesses 16 anos, mais de 14 mil mulheres
já realizaram seu exame preventivo gratuitamente, através deste projeto.
sobre a prevenção ao câncer de mama, para as servidoras da Câmara de Itapema, e também
para visitantes que acompanharam o evento. O encontro aconteceu no último dia 18/10, no
plenário da Casa de Leis.
A “Tarde do Lenço” integrou a programação especial da campanha Outubro Rosa, organizada
pelo Legislativo este ano. O encontro também promoveu a doação de lenços para a Rede
Feminina, que tem uma grande procura pelo item.
A voluntária e vice presidente da Rede, Marinez Mattos, abriu a palestra comemorando que, a
cada ano, o mundo está ficando mais cor de rosa, incentivando as mulheres a cuidarem de sua
saúde. Na oportunidade, as mulheres de rosa apresentaram os trabalhos realizados pela
instituição, a rede de apoio que mantém para as pacientes com câncer de mama, bem como
deram dicas sobre a prevenção da doença.
A palestrante sobre conscientização do câncer, Iria Bonatto da Rosa, lembrou que não existe
prevenção efetiva do câncer, mas sim, diagnóstico precoce, o que é de suma importância para
o tratamento e cura da doença, por isso o termo mais adequado e utilizado pela Rede, é
conscientização. No encontro do Legislativo, ela também demonstraram com a “Mamamiga”,
como fazer o autoexame.
A palestra foi encerrada com o depoimento da voluntária Geny Iarema, que contou às
mulheres presentes como venceu o câncer de mama, os desafios do tratamento, e como a
rede de apoio à mulher, nesse momento, é importante para a cura do paciente.
***Quase 600 atendimento só em Outubro
Só neste mês de Outubro, a Rede Feminina de Itapema já realizou – até o momento – 566
preventivos e 295 mamografias, realizadas em parceria com uma clínica privada de Itapema. A
entidade foi fundada em 2001 por um grupo de voluntárias em parceria com a Prefeitura
Municipal. Hoje, mais de 70 pessoas atuam na rede. Nesses 16 anos, mais de 14 mil mulheres
já realizaram seu exame preventivo gratuitamente, através deste projeto.