Legislativo abre exposição “Fragmentos de inspiração”
A primeira exposição de 2016 do programa Câmara Cultural é, também, a primeira exposição da artista de Itapema, Ariane Henschel.
10 FEV 2016A primeira exposição de 2016 do programa Câmara Cultural é, também, a primeira exposição da artista de Itapema, Ariane Henschel. As obras da jovem de 21 anos compõem a exposição “Fragmentos de Inspiração”, que vai estar no hall da Câmara de Itapema até o dia 25 deste mês.
A exposição está aberta para visitação pública de segunda a sexta, das 12h30 às 18h30, e também nas noites de terça-feira, durante o período das Sessões Ordinárias. Para participar do programa Câmara Cultural, o artista precisa fazer sua inscrição na Secretaria do Legislativo. O programa permite a realização de exposições e todo tipo de manifestação cultural, como apresentações musicais, de dança, mostra de cinema e teatro, disponibilizando o hall da Casa e a estrutura do plenário para os espetáculos. Mais informações pelo telefone 3368 2578.
Conheça a artista Ariane Henschel
A exposição “Fragmentos de Inspiração”, assinada pela artista de Itapema, Ariane Henschel, marca sua primeira mostra cultural. Aos 21 anos, ela segue expressando sua percepção do mundo através de suas telas, que reúnem elementos do concretismo e traços abstratos. “Gosto de sentar e observar a natureza e desse contato também tiro inspiração para os meus quadros”, revela.
Ariane é autoditada e se dedica à pintura desde os 10 anos. Em 2008 foi vencedora do concurso de desenho de Itapema. “Meu talento artístico é um mistério, nunca fiz aula, sempre pintei espontaneamente. A inspiração vem em sonho e depois reproduzo nas minhas pinturas. Escolhi a técnica abstrata porque tenho muita comunicação com o meu subconsciente”, conta a pintora. Algumas de suas telas também expressam o seu amor pela natureza, como a que batizou de “Elemento Terra”.
Os quadros de Ariane tem formatos geométricos variados e são feitos em MDF e massa corrida. Segundo ela, essa é uma característica do concretismo. “A beleza, no concretismo, está na forma, na geometria das obras. Essa é uma técnica inovadora no mundo das artes. Então mesclo no meu estilo o concretismo, com o abstracionismo e um toque de surrealismo”, define a artista.
Ela conta que a inspiração das telas que compõem a exposição “Fragmentos de Inspiração” veio de um sonho que teve há dois anos, onde Ariane viu uma galeria com vários quadros com formatos diferentes e pinturas surreais. “Meus quadros são intuitivamente lógicos, e logicamente intuitivos”, disse. De fato, ela trabalhou em cada um buscando reproduzir essas memórias. Hoje, a jovem diz que alimenta um novo sonho: o de se tornar uma artista plástica.
Sua sensibilidade artística também encontra vazão na música, através do violino, instrumento que Ariane toca desde 2007, quando participou do Projeto Violino, promovido pelo Colégio Municipal Bento Elói. Ela promete, ainda, fazer uma apresentação musical no plenário do Poder Legislativo, também através do programa Câmara Cultural.