“Nosso emocional é comparado ao de soldados de guerra"
Na Tribuna do Povo, a cidadã Paloma da Silva, debateu sobre a importância de cuidar de quem cuida
29 AGO 2025
Na semana em que Itapema ganhou um importante centro terapêutico para pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista), uma outra pauta igualmente importante foi debatida na Tribuna do Povo da Câmara de Itapema: “quem olha para quem cuida?”.A fala é da cidadã Paloma Matos da Silva, que acendeu o debate nesta terça (26/08), ao defender no plenário que terapias integrativas e psicoterapia sejam garantidas, também, para pais e cuidadores de pessoas com deficiência (PCD).
Paloma é mãe de três filhos com diferentes deficiências, e conta que só conseguiu compreender a necessidade de cuidar de si mesma por conta da terapia. “Cuidar com alguém com deficiência, exige dedicação total e atenção constante. Vários estudos comprovaram que pais e cuidadores apresentam níveis significativamente maiores de estresse, ansiedade, depressão. Inclusive o seu emocional é comparado ao de soldados de guerra”, alertou.
A cuidadora apresentou aos vereadores de Itapema um projeto que cria espaços de acolhimento para esse público, em busca de melhores condições para as crianças, PCD´s e suas famílias.
Confira sua participação no vídeo da TV Câmara!