Falta de vagas nas escolas é tema de Audiência Pública

Câmara de Itapema realiza evento no próximo dia 14/08, e a participação é aberta ao público
13 AGO 2025
O Secretário de Educação de Itapema, Valdir Neusi, foi convocado pela Comissão para responder questionamentos dos vereadores. Encontro aconteceu no último dia 06/08

A Comissão de Educação, Saúde, Cultura e Assistência Social (CESCAS) da Câmara de Itapema realiza Audiência Pública, colocando em debate com a comunidade a falta de vagas nas escolas da rede pública de ensino do município. A audiência acontece nesta quinta, dia 14/08, às 19h, no plenário da Câmara de Vereadores de Itapema.

Estão convidados a participar da audiência todos os interessados em debater a temática, sejam representantes da sociedade civil, servidores da educação, professores ou cidadãos. O presidente da Comissão, vereador André de Oliveira (Novo), aponta que o empenho da Comissão está em buscar uma solução emergencial para sanar o problema do município, com crianças fora da escola em Itapema, assim como acompanhar os projetos da Prefeitura para ampliação do sistema educacional.



Quem quiser fazer uso da palavra na Audiência, pode se inscrever pelo e-mail administracao@itapema.sc.leg.br, ou, presencialmente (até 10 minutos antes de iniciar a audiência). O debate público será transmitido pelo canal do Youtube da Câmara de Itapema (youtube.com/camaraitapema).
 
Secretário de Educação passa por sabatina da Comissão

Na semana passada, a Comissão de Educação recebeu o Secretário Municipal, Valdir Neusi, que apresentou aos vereadores todas as medidas que estão sendo adotadas pela Prefeitura Municipal, para atender à demanda crescente por vagas nas escolas. Valdir afirmou que, hoje, os maiores gargalos por novas vagas estão nos Bairros Morretes e Alto São Bento, com procura principalmente pela educação infantil. O gestor afirmou que a Prefeitura está desenvolvendo o projeto para construção de dois novos CMEI´s nesses bairros. 

Entre os projetos da Secretaria de Educação, Valdir citou obras emergenciais para ampliações de salas de aula nas escolas Paulo Reis (Sertão do Trombudo), Oswaldo dos Reis (Várzea), Rita Maria (Tabuleiro) e Abelhinha Feliz 1 (Alto São Bento). “A necessidade é real e, se não fizermos novas salas agora, ano que vem não conseguiremos atender às turmas que criamos esse ano”, alertou o Secretário. A previsão da Prefeitura é que dentro de 60 dias as salas modulares estejam prontas, cujas obras já estão em processo de licitação, segundo Valdir.

A longo prazo, o gestor da educação citou a construção de uma nova escola que será sediada no Bairro Morretes, com capacidade para até 1.600 alunos. Neusi afirmou à Comissão que o projeto já está pronto, e que a licitação para esta obra deve acontecer ainda neste mês de agosto, com previsão de construção da nova escola em dois anos e meio.
 
Rodada de reunião quer ouvir servidores da educação

Outra ação da Comissão de Educação, Saúde, Cultura e Assistência Social do Legislativo, está criando um canal de diálogo direto com os servidores da rede municipal de ensino. A cada semana, um setor ligado à educação será convidada a se reunir com a Comissão, formada pelos vereadores André de Oliveira (Novo – presidente), Yagan Dadam (PL – vice-presidente) e Saulo Ramos (PP - membro).

Confira o calendário com os próximos encontros, por categoria:

• Grupo 1 – Professores (Educação Infantil, Anos Iniciais, AEE, Disciplinas Específicas): Quarta-feira, 13 de agosto de 2025, às 19:00.
• Grupo 2 – Auxiliares de Sala: Quarta-feira, 20 de agosto de 2025, às 19:00.
• Grupo 3 – Agente de Preparação de Alimentos, Auxiliar de Serviços Gerais, Monitor Escolar, Motorista de Transporte Escolar: Quarta-feira, 27 de agosto de 2025, às 19:00.
• Grupo 4 – Bibliotecário Escolar, Técnico em Informática, Secretário Escolar, Monitor Escolar, Motorista de Transporte Escolar: Quarta-feira, 3 de setembro de 2025, às 19:00.
• Grupo 5 – Coordenador Pedagógico, Diretor Escolar, Orientador Educacional, Supervisor Escolar: Quarta-feira, 10 de setembro de 2025, às 19:00.
 
Todas reuniões acontecem no plenário da Câmara de Itapema e são abertas ao público geral. “Queremos ouvir os servidores da educação, e não só os professores. Nosso objetivo é conhecer a realidade de cada categoria, debater projetos e levantar soluções diante dos desafios de Itapema, para isso é fundamental o diálogo com o servidor”, explica o vereador André.