Lazer e segurança pautam a 3ª Sessão da Câmara Mirim

Temáticas mobilizam vereadores mirins que apresentam propostas baseadas nas vivências escolares e comunitárias
21 MAI 2025
Os vereadores mirins de 2025 se reúnem na próxima quinta-feira (22) para a 3ª Sessão Ordinária da Câmara Mirim de Itapema. O programa, que está na quarta edição, reúne jovens de 13 escolas eleitos para legislar em prol do interesse público de suas comunidades.
 
Na pauta desta Sessão, foram submetidas 43 indicações sobre diversos temas, com ênfase no lazer, atividades físicas em locais público e segurança pública.
 
O vereador Henrique Ferenshitz indicou que sejam instaladas câmeras de vigilância nas ruas próximas à escola Semear, visando à proteção e à identificação de possíveis delitos. Como parte da formação social, a vereadora mirim Lívia Grangeiro de Souza sugeriu a inclusão de conteúdos sobre segurança e emergência no currículo escolar, preparando os alunos para lidarem com situações críticas.
 
Criação de espaços de lazer
 
É pauta nesta sessão da Câmara Mirim a criação ou reforma de espaços públicos de lazer para que sejam qualificados e seguros para todos. Benício Soares Emerenciano apontou a necessidade de melhorias no Parque Calçadão, na Praia Central. Já Arthur Cavalheiro Rosa solicitou a reforma no Parque das Capivaras, visando ao aproveitamento do local com mais lazer e segurança.
 
Outro espaço que recebeu atenção dos vereadores foi o parquinho da Rua 306, no Bairro Meia Praia. O vereador mirim Arthur Cavalheiro Rosa pediu a manutenção do local, que está com instalações quebradas, para garantir um ambiente seguro para socialização e brincadeiras.
 
Além disso, há também uma preocupação mais generalizada com o município. Henrique Carvalho Ferenshitz sugeriu a promoção de atividades físicas na cidade, com reformas, construção de quadras esportivas e criação de novos espaços públicos de lazer. Enquanto Ana Beatriz Rodrigues indicou a criação e ampliação de espaços de recreação infantil nos bairros de Itapema, proporcionando ambientes seguros e qualificados além da região central.
 
Esporte em foco
 
As quadras de vôlei e beach tênis também estão na pauta. O vereador mirim Benício Emerenciano indicou a recolocação das redes na Praia Central e a instalação de novas no Canto da Praia. De forma semelhante, Gabriel Rodolfo dos Santos de Souza solicitou a liberação das práticas esportivas na beira-mar fora do período de temporada, permitindo que a população local realize atividades ao longo de todo o ano.
 
Em coautoria, foi solicitada a inclusão de aulas de futebol de areia nas escolinhas esportivas municipais. Os autores são Arthur Cavalheiro Rosa, Ana Clara dos Santos Cordeiro, Abigail Simões dos Santos e Lívia Grangeiro de Souza.
 
Duas indicações destacam-se na busca por incentivos ao esporte. A vereadora mirim Ana Clara dos Santos Cordeiro sugeriu a realização de parcerias com educadores físicos, para oferecer atividades esportivas em praças e parques de Itapema. Já Ana Beatriz Rodrigues solicitou a promoção de tardes recreativas e atividades de gincanas nas escolas e praças públicas.
 
Destaque para outras Indicações
 
A vereadora Maria Fernanda Florêncio destacou a importância de incluir, no quadro de funcionários permanentes das escolas, um psicólogo, para apoio à saúde mental e ao desenvolvimento de habilidades socioemocionais essenciais. A vereadora Valentina da Cruz Urmann indicou que o Conselho Tutelar tenha uma presença mais ativa nas escolas da cidade.
 
A Escola Bento Elói Garcia recebeu cinco indicações para melhorias e manutenções em seu espaço, todas propostas por Valentina da Cruz Urmann. Foram sugeridos: o reparo nos suportes das cortinas; a reforma ou substituição do bebedouro localizado ao lado da arquibancada; a reforma da arquibancada; os reparos nos muros; e a reforma no banheiro da quadra.
 
Anderson Miguel Simas sugeriu a criação de uma nova Unidade Básica de Saúde ou a ampliação da já existente no Bairro Sertão do Trombudo, para atender adequadamente a população da comunidade.
 
Todas essas indicações são lidas, discutidas e votadas. As aprovadas são agrupadas em uma única indicação e encaminhadas para a Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Itapema, que protocola o documento na Sessão Ordinária seguinte. Dessa forma, a indicação com todos esses pedidos, é votada em Plenário e encaminhada à Prefeitura.