Procuradoria da Mulher de Itapema realiza visita técnica à Procuradoria da Mulher de Porto Belo

Elas conheceram boas práticas, discutiram desafios e reforçaram a importância de fortalecer a rede de apoio e os direitos das mulheres
07 MAI 2025
Na última segunda-feira (05/05) representantes da Procuradoria da Mulher de Itapema realizaram uma visita técnica à Procuradoria da Mulher de Porto Belo, com o objetivo de conhecer de perto a estrutura, funcionamento e boas práticas desenvolvidas no atendimento às mulheres em situação de vulnerabilidade e violência doméstica. 

A vereadora Procuradora Especial da Mulher de Itapema, Raquel da saúde (União Brasil), foi acompanhada pela presidente da Câmara, Zulma Souza (PP) e das vereadoras que integram a Procuradoria, Lorita Montagner (PSD) e Irmã Rute (Republicanos). Elas foram recebidas pelo vereador e procurador Especial da Mulher Altino Júnior (PL), e pela assessora do órgão, Isabel Martins.

Durante o encontro, foram discutidos aspectos centrais do trabalho da Procuradoria, com destaque para o processo de acolhimento, que é focado na orientação da mulher e na articulação com a Secretaria de Assistência Social. Foi esclarecido que, nos casos que demandam maior proteção, o encaminhamento para casas de passagem também é feito em conjunto com a assistência social.

A estrutura organizacional da Procuradoria foi detalhada, incluindo a atuação da Mesa Diretora e a existência de vagas técnicas para atendimento das vítimas, com serviços nas áreas de Psicologia, Assistência Social e Direito. No entanto, foram apontadas as dificuldades enfrentadas, como a ausência de um espaço adequado para o atendimento, a sensibilidade necessária no acolhimento dessas mulheres, e os desafios em lidar com situações que exigem proteção imediata.

A reunião também tratou das parcerias institucionais já estabelecidas e da importância de ampliá-las para fortalecer a rede de apoio. Outras propostas discutidas incluíram a criação de um canal de comunicação direto com a Câmara, a implementação de programas de orientação e prevenção à violência, além de estratégias para potencializar o uso das redes sociais na divulgação dos serviços e ações da Procuradoria.

A visita técnica foi um importante passo para o fortalecimento institucional das Procuradorias da Mulher na região, promovendo o intercâmbio de experiências e iniciativas voltadas à proteção e promoção dos direitos das mulheres.