Câmara de Itapema homenageia projeto Banco Ortopédico pelo impacto social no município

Projeto realiza empréstimos gratuitos e doações de equipamentos ortopédicos
28 MAR 2025
 
A Câmara de Vereadores de Itapema concedeu uma Moção de Congratulação e Reconhecimento ao Projeto Banco Ortopédico do Rotary Club de Itapema, em razão dos relevantes serviços prestados à comunidade. A homenagem foi proposta pelo vereador Yagan Dadam (PL) e destaca a contribuição social do projeto na vida de centenas de munícipes e da região.
 
O Banco Ortopédico, vinculado ao Rotary Club de Itapema, atua na defesa dos direitos sociais, fornecendo equipamentos ortopédicos de forma gratuita por meio de um sistema de empréstimos e doações. Criado para atender as demandas ortopédicas da população, o projeto se consolidou como um importante suporte para aqueles que necessitam de equipamentos para locomoção e reabilitação.
 
Desde sua fundação, o Banco Ortopédico realizou mais de 4.100 empréstimos e devoluções de equipamentos ortopédicos, incluindo 85 camas hospitalares. Atualmente, a instituição conta com um acervo de mais de 500 equipamentos disponíveis para atender a comunidade, como cadeiras de rodas, cadeiras de banho, andadores, muletas, botas ortopédicas, bengalas, colchões ortopédicos e camas hospitalares.
 
Em setembro de 2022, o projeto deu um salto de qualidade ao lançar um site próprio (www.rotaryitapema.org.br), que ampliou o acesso da população e agilizou o processo de solicitação e entrega dos equipamentos. Agora, qualquer cidadão pode acessar a plataforma e solicitar o empréstimo, sujeito à disponibilidade do item requerido.
 
O vereador Yagan Dadam ressaltou a importância do projeto e sua relevância para a inclusão social no município. “O Banco Ortopédico tem feito a diferença na vida de muitas famílias, proporcionando mais qualidade de vida, autonomia e dignidade aos beneficiados. Essa homenagem é um reconhecimento merecido por toda a dedicação e compromisso com a comunidade”, afirmou.
 
Com essa iniciativa, a Câmara de Itapema reforça seu compromisso com a valorização de projetos sociais que promovem o bem-estar da população e combatem a desigualdade social.
 
OUTRAS MOÇÕES ENTREGUES
 
Também recebeu Moção de Reconhecimento o Capítulo William Rau nº 999 da Ordem DeMolay de Itapema, em alusão ao Dia Municipal do Jovem DeMolay, instituído pela Lei Municipal nº 3.915/2019. A moção foi iniciativa do vereador Saulo Ramos (PP).

Por iniciativa do vereador Wanderley Dias (PP), o Plenário concedeu também uma Moção de Bravura e Reconhecimento ao Cabo Francisco Paulo Neto, da Polícia Militar de Santa Catarina, pelo seu heroísmo ao salvar a vida de um homem que tentou cometer suicídio na Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis. O fato ocorreu no dia 25/02, e a Moção foi entregue em gabinete essa semana.

Já a Central Elétrica de Santa Catarina (CELESC) recebeu uma Moção de Protesto e Repúdio em razão das falhas apresentadas na prestação de seus serviços, da demora no atendimento e reestabelecimento do fornecimento de energia e na lentidão na emissão de faturas. Essa moção é de iniciativa do vereador Yagan Dadam (PL).
 
📺 Assista ao vídeo completo na TV Câmara e veja mais detalhes de cada Moção!