Última Sessão Ordinária de 2024 acontece nesta terça (17/12)
Sessão marca o fim da atual legislatura da Câmara de Itapema
17 DEZ 2024
Nesta terça, dia 17 de dezembro, a Câmara de Vereadores de Itapema realiza a última Sessão Ordinária de 2024 e, também, a última Sessão da atual Legislatura de vereadores. A plenária começa às 19h, e tem diversos Projetos de Lei em pauta para votação.A nova legislatura da Câmara Municipal de Itapema será empossada no dia 1ª de janeiro, às 15h, em solenidade no plenário do Legislativo e realiza a sua 1ª Sessão Ordinária no dia 04/02, às 19h.
Projetos em destaque na Ordem do Dia
Entre os temas em pauta, hoje, está o Projeto de Lei Complementar nº 7/2023, em segunda votação, que revisa o Plano Diretor de Itapema. Outra matéria importante é o Projeto de Lei Ordinária nº 117/2024, que regulamenta a transferência de potencial construtivo para a desapropriação de áreas destinadas à criação de um parques urbano. Ambos os projetos são de autoria da Prefeita Nilza Simas.
- Projeto de Decreto Legislativo nº 2/2024: aprova as Contas do Município de Itapema, relativas ao Exercício 2023. A aprovação acompanha o parecer do Tribunal de Contas de Santa Catarina, que recomenda a aprovação das contas da prefeita Nilza Simas, relativas ao ano de 2023.
- PL Complementar nº 07/2023: A proposta de revisão do Plano passa pela segunda votação em plenário nesta terça (17/12). O projeto recebe uma nova Emenda Modificativa, que vem alterar a Emenda Modificativa nº 04/2024, aprovada na semana anterior. A emenda “modifica a planilha ZRs constante dos anexos da Emenda 004/2024”.
- Projeto de Lei Complementar nº 19/2024: “Altera a Lei Complementar nº 38 de 05 de dezembro de 2011, Código Tributário do Município de Itapema - CTM”. A alteração trata do Conselho Municipal de Contribuintes (COMCIT). Segundo a Prefeitura, Atualmente, todos os Processos Administrativos sem exceção estão sendo encaminhados pela Fazenda Pública ao Conselho Municipal de Contribuintes - COMCIT para reanálise de Decisão de Primeira Grau, causando morosidade aos Contribuintes que aguardam o trânsito em julgado administrativo para causas de baixa complexidade e muitas vezes sem valor econômico, causando assim demandas de reuniões semanais muitas vezes desnecessárias e um alto custo de remuneração aos Conselheiros que ultrapassam os valores discutidos.
Projeto de Lei Ordinária nº 117/2024: “Regulamenta a Transferência de Potencial Construtivo para fins de desapropriação de imóveis destinados a implantação de parque urbano e dá outras providências”. O PL trata da desapropriação de diversos terrenos no bairro Canto da Praia – localizados no Loteamento Jardim Porto Itapema – para a implantação de um parque ecológico no bairro Canto da Praia.
Segundo a prefeita Nilza Simas, que assina o projeto, a criação de um Parque Urbano nesta área busca preservar a paisagem e a biodiversidade do local, e será destinado ao lazer, à recreação e convivência social, devendo preservar os componentes naturais da área. “O parque deverá, ainda, ser acessível a toda a população e incluir infraestrutura adequada para atividades culturais, esportivas e de ecoturismo, contribuindo para a preservação ambiental urbana”, assinala Nilza na justificativa da matéria.
A gestão da área pelo poder público deverá ser focada na implantação de infraestrutura mínima necessária para a visitação e desenvolvimento de atividades de ecoturismo, conforme o Programa de Ecoturismo instituído pela Lei Ordinária 4512/2024.
- Medida Provisória nº 63/2024: “altera a Lei Municipal nº 4.590 de 20 de agosto de 2024, que autoriza o município de itapema a doar bem móvel ao Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Santa Catarina e dá outras providências”. A medida vem fazer uma correção legislativa na redação da lei em questão.
- Projeto de Lei Complementar nº 21/2024: “Altera a Lei Complementar nº 113, de 05 de agosto de 2022, cria as operações urbanas consorciadas que especifica, e dá outras providências”. Segundo o vereador autor, Léo Cordeiro (MDB), o projeto trata do aperfeiçoamento da norma vigente para possibilitar o preenchimento da torre da edificação, para que o poder público possa comercializar os CEPAC’s previstos, uma vez que a limitação imposta pela norma original não permite a utilização do potencial máximo. Ele destaca que esta adequação acompanha mudanças da revisão do Plano Diretor, que está em fase final de votação. O PL recebe pedido de regime de urgência especial.
- Projeto de Lei Ordinária nº 130/2024: “Altera a nomenclatura dos cargos que menciona e dá outras providências”. O PL recebe pedido de regime de urgência especial. A mudança afeta o Plano de Cargos e Salários dos servidores do Poder Legislativo, e muda as seguintes nomenclaturas:
I - Recepcionista para Assistente em relações e atendimento;
II - Advogado para Procurador.
Homenagens e reconhecimento
Em clima de celebração, a sessão também trará diversas moções de aplauso a cidadãos e instituições que se destacaram ao longo do ano, como o Grupo Escoteiro Costa Esmeralda, pelos seus 25 anos de fundação, numa homenagem apresentada pela vereadora Beth Rocha (PSD).
O vereador Eurico Osmari (Republicanos) entrega Moção aos policiais militares que atuaram no salvamento de uma mulher em situação de risco. Wanderley Dias (Progressistas) presta homenagem à atleta Maitê Vitória Coelho da Silva. A ciclista de apenas 16 anos, já acumula um histórico de vitórias e títulos.
Já a Moção 18/2024, é apresentada pelo vereador Simei Lucena (União) ao empresário e profissional Dr. Valério Mülher. A quinta e última Moção, é do vereador Vanderlei Matuella, e será entregue ao empresário Lucindo Hoffelder. Com 34 anos de história na cidade de Itapema, e 14 anos no ramo da construção civil, o Grupo Sorriso já entregou 11 obras, tem 5 em andamento e conta com mais de 120 funcionários empregados, gerando receita, crescimento e desenvolvimento para o município de Itapema.
Participação popular
A última sessão de 2024 será marcada ainda pela participação do cidadão André de Oliveira na Tribuna do Povo, abordando a temática de oportunidades de emprego no município.
Assista ao vivo!
A Sessão terá transmissão ao vivo pelo canal do youtube da Câmara de Itapema e é aberta a participação do público.