Começa hoje período de candidaturas para eleição dos vereadores mirins de Itapema
Confira!
29 OUT 2021Abre nesta sexta-feira, dia 29/10, o período de candidatura dos estudantes que querem concorrer a uma das 14 vagas de Vereador Mirim de Itapema. O projeto Câmara Mirim vai trazer jovens vereadores para atuar dentro do Poder Legislativo e inicia em fevereiro de 2022. “Essa é uma oportunidade de proporcionar aos estudantes a vivência de um vereador, e entender o trabalho que realizamos pela nossa cidade”, destaca o presidente da Câmara de Itapema, vereador Alexandre Xepa (Progressistas).
Podem participar da eleição estudantes da rede pública e privada de ensino, com até 15 anos, que estejam matriculados do 4º ao 8º ano do Ensino Fundamental. Os candidatos vão concorrer a uma das 14 vagas abertas para a Câmara Mirim. O período de inscrição é de 29/10 a 16/11, e é feita diretamente na sua escola.
Cada escola vai poder ter de dois a cinco candidatos participando da eleição que acontece no dia 30 de novembro. Entre 16/11 e 30/11, os estudantes podem fazer sua campanha em busca de votos para a sua eleição. A organização da votação e apuração dos votos ficará por conta de cada escola.
No dia 1º de dezembro, a Câmara divulga o resultado da eleição dos Vereadores Mirins. Segundo o coordenador do projeto Legislativo, Josué Bordin, o objetivo é que cada escola do município tenha um representante eleito para a Câmara Mirim, possibilitando a participação de todas as escolas de Itapema no projeto de cunho educativo para a prática da cidadania e desenvolvimento de futuros líderes políticos.
O projeto está sendo realizado pela Câmara de Vereadores de Itapema em parceria com a parceria da Secretaria Municipal de Educação. Os jovens vereadores eleitos terão mandato de um ano, quando poderão trazer suas ideias para o poder público da sua cidade.
O que faz um vereador mirim?
Os vereadores mirins tem a oportunidade de aprender mais sobre o funcionamento do poder público, colocando em prática o caráter educativo deste projeto. Os jovens cidadãos também vão praticar a cidadania: contribuir com ideias, projetos e debates para melhorar a nossa cidade, e vão poder fazer tudo que um vereador faz! Vão participar de Sessões Ordinárias que são transmitidas ao vivo, falar na tribuna e expor suas ideias, apresentar para a Prefeitura suas reivindicações, participar de reuniões com autoridades e, ainda, propor Leis para a nossa cidade. “Eles são o futuro, então precisamos nos dedicar hoje, no presente, para preparar as pessoas que daqui alguns anos vão ocupar estes espaços no poder público”, destaca o presidente Xepa.