Vereadora Nilza homenageia médico itapemense
O médico que reside em Itapema, já foi secretário de saúde em dois governos e implantou diversos programas e especialidades no município
25 MAI 2016
Na Sessão Ordinária da última terça-feira (24) a vereadora Nilza Nilda Simas (PSD), requereu a Moção de Reconhecimento 009/20016 ao Doutor Eduardo Bittencourt Filho.
O médico que reside em Itapema, já foi secretário de saúde em dois governos e implantou diversos programas e especialidades no município.
Falar do doutor Eduardo é muito fácil, currículo excepcional, quero falar do médico do pai de família, do itapemense que escolheu nossa cidade para morar. Aprendi a fazer saúde com o doutor Eduardo, a ter coragem, tínhamos um indicador de mortalidade infantil tão alto, mesmo assim ele disse: “nos vamos abrir a maternidade no hospital”. Não existia não, hoje o que temos é consequência do seu trabalho enquanto gestor da Secretaria De Saúde Itapema. Essa homenagem não é só minha é de todos os itapemenses”, disse Nilza.
A vereadora lembrou ainda, do caso da leishmaniose em 2005, que foi diagnosticado por ele, “chamamos a UNIVALI, foi dedetizado todo bairro Alto São Bento e serviu de exemplo a todo estado. Desconhecíamos a capacidade do mosquito da transmissão dessa doença e o doutor Eduardo conseguiu essa proeza”, contou.
Nilza finalizou desejando que um dia o médico volta a trabalhar na Secretaria de Saúde de Itapema e agradecendo todos os feitos como gestor da pasta e profissional da saúde.
O vereador Magnus Guimarães (PDT) aproveitou para pedir desculpas para Eduardo por sua rápida passagem em seu governo. “Se naquela época pudesse comprovar a precipitação, poderia ter sido comprovado no meu governo todos os feitos realizados pelo senhor na gestão de Clovis”, comentou.
O presidente Xavier Legarrea (PMDB) finalizou dizendo que já presenciou seu trabalho, “um homem brabo e trabalhador, mas com os requisitos que um secretário de saúde deve ter, a parte humana, o senhor fez um ótimo trabalho aqui em Itapema. Parabéns, e faço minha as palavras da Nilza, desejando que um dia possamos trabalhar junto pelo município”.
Doutor Eduardo agradeceu a fala de todos, em especial a moção recebida pela vereadora Nilza, que segundo ele, conhece seu trabalho mais que ele próprio, citando o prazer que foi trabalhar com ela durante o governo Clovis. “Uma cidade com toda essa tendência de prosperidade não poderia eu, como médico, experiente na área de saúde e morador há mais de 35 anos da Meia Praia, deixar de contribuir para a construção de Itapema”, disse Bittencourt.
Conheça um pouco do currículo do Dr. Eduardo
Nascido em 17/10/1949 em Jacinto Machado, Santa Catarina. Casou-se 1975, teve dois filhos, Gabriela Bittencourt e Douglas Bittencourt. Foi aprovado no curso de Medicina nas Universidades de Caxias do Sul e Universidade Federal de Santa Catarina, esta última, onde terminou sua graduação em 1977. Trabalhou no município de Rio do Campo/SC de 1977 a 1985 como médico do Hospital Nossa Senhora de Aparecida e no Posto de Saúde.
Como funcionário do concursado do Estado de Santa Catarina em 1986, e lotado no Hospital Regional de São José Homero de Miranda Gomes, onde desempenhou diversas funções de chefia.
Veio para Itapema como Secretário de Saúde nos primeiros 4 meses da gestão do então prefeito Magnus Guimarães. Convidado para ser Secretário de Saúde de Palhoça em 2005.
Retornou à Itapema para assumir a Secretaria de Saúde em outubro de 2005 na gestão do prefeito Clóvis da Rocha, com a responsabilidade de profissionalizar a saúde de Itapema.
Implantou 23 especialidades no Posto de Saúde Central; Controle intensivo de Mortalidade Infantil, onde gestantes eram encaminhadas aos obstetras para controle de pré-natal, apresentando diminuição acentuada da mortalidade infantil em Itapema.
Criou a Unidade de Referência e Contra-Referência com 23 especialidades, zerando a fila de consultas represadas com especialistas. Deu credibilidade ao Hospital Santo Antônio e Implantou a Unidade do SAMU em Itapema.
Assumiu a coordenação do Hospital Amigos da Saúde (Santo Antônio) entre os anos 2008 e 2009. – Realizadas mais de 2000 cirurgias; – média de 44 partos mensais; – Reforma estrutural do Hospital Amigos da Saúde, com a colaboração do Estado de SC, por intermediação do então vereador Rodrigo (Bolinha), onde foi refeito toda a cobertura, equipamentos do Centro Cirúrgico, reforma da Ala de internação e outras áreas do hospital.
Retornou ao Hospital Regional de São José onde assumiu os pacientes internados numa das Alas da Emergência Geral. Se aposentou integralmente em setembro de 2015.