Exposição “Lápis Retrato” estreia projeto Câmara Cultural

Confira!
09 JUL 2015
Música, dança, cinema e artes plásticas marcam o lançamento do projeto Câmara Cultural
Uma noite de atrações artísticas marcou o lançamento do projeto Câmara Cultural, instituído pelo presidente do Poder Legislativo de Itapema, vereador Xavier Legarrea (PMDB). O projeto vai receber e divulgar manifestações culturais de artistas do município, com exposições e/ou apresentações.
A noite de comemoração marcou também o lançamento da primeira exposição da Câmara de Itapema. Os desenhos do ilustrador Hiago Silva ganharam destaque com a exposição “Lápis Retrato”. As obras do jovem artista de Itapema estão no hall do Legislativo até o dia 22 de julho, e a exposição fica aberta à visitação pública de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 18h30.
A estreia do Câmara Cultural foi marcada, ainda, por apresentações multiculturais. A música ficou por conta do Coral Vozes, sob a regência do maestro Jair Maciel Rosa. Os cantores animaram o público ao interpretar, com nuances e gingado, a canção “Maracangalha”, de Dorival Caymmi. A dança foi representada pela artista profissional, Carol Bayer, que mostrou toda beleza e a sensualidade feminina com os movimentos da Dança do Ventre.  O cinema foi a arte que fechou as apresentações da noite. O público pôde conferir o trabalho do ator de Itapema, Scoth Phelps, no curta metragem “Catarina”, que concorre ao prêmio de melhor filme, no festival de cinema universitário Tainha Dourada, promovido pela Univali.
O presidente Xavier registrou que este projeto é um marco para a cultura de Itapema. “A Câmara de Vereadores está de portas abertas para a nossa cultura. Com este projeto, transformamos o Legislativo no único ambiente para exposições culturais de Itapema, e vamos dar todo apoio aos artistas que quiserem mostrar seu trabalho aqui”, afirmou. O vereador agradeceu a presença dos artistas que prestigiaram a noite, das autoridades e da imprensa.  
***Nego Joe recebe obra de Hiago Silva
A noite de estreia do Câmara Cultural também reservava surpresas. Uma delas foi preparada para homenagear um dos maiores artistas de Itapema, o cantor Nego Joe. Desta vez, o músico foi convidado para falar, e não para cantar, e emocionou o público com suas palavras. “Vamos mostrar que Itapema não é uma cidade só de concreto. Nós também temos muita arte! Estou muito feliz com este projeto, que é um começo, mas precisamos de muito mais pra valorizar nossos artistas”.
No final da solenidade, o ilustrador Hiago Silva presentou o cantor com um de seus desenhos feitos à mão, com lápis de cor, que trazia um retrato de Nego Joe. Visivelmente surpreso e feliz com a obra recebida, Nego pediu novamente a palavra e disse: “olhem o que nós temos em Itapema! Vamos acordar! Estou sem palavras. Este é um dos presentes mais lindos que já ganhei. De hoje em diante tenho comigo o compromisso de divulgar o trabalho desse grande artista que é o Hiago”, encerrou.
Hiago também foi surpreendido pelo presidente do Legislativo, vereador Xavier, e recebeu um certificado de “Reconhecimento ao Artista”, por ser o primeiro expositor do novo programa institucional da Câmara de Itapema.