Vereador reúne autoridades para discutir acesso à “Praia do Plaza”

Confira!
31 MAR 2015

Marcada através do Requerimento nº 31/2015, a reunião realizada nesta tarde de terça-feira, dia 31, mobilizou autoridades da Autopista Litoral Sul, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Itatran, Secretaria de Planejamento Urbano, Hotel Plaza Itapema, Asai Surf e Câmara de Vereadores. O objetivo da reunião requerida pelo vereador Wesley Carlos da Silva (PSDB), foi discutir melhorias em um dos acessos à Praia da Ilhota – conhecida como Praia do Plaza” – bem como a organização das vagas de estacionamento disponível ao público no local.

O vereador registrou no requerimento a reclamação de surfistas, banhistas e turistas que dizem ser frequentemente multados pela PRF quando estacionam em frente ao Hotel. Por isso, para Wesley era preciso reunir todos os envolvidos para planejar uma solução para o caso. Outra reclamação do vereador foi quanto ao acesso da BR 101 ao local. “A pista de desaceleração também é muito curta. Vejo a necessidade urgente de criar um projeto de acesso ao hotel, digno, com vaga de táxi, ponto de ônibus e a uma pista de desaceleração mais longa”, analisou Lelé.

O representante da Autopista Litoral Sul, o supervisor de tráfego Ronaldo de Almeida, presente na reunião, registrou que a elaboração do projeto na área em frente ao hotel, pertencente ao Plaza, é de responsabilidade da empresa, e não da concessionária. Porém ponderou que o planejamento desta nova área de estacionamento, pode ser feito em conjunto com a Prefeitura, o ANTT, Autopista e o Plaza, buscando atender às necessidades de todos. Quanto a pista de desaceleração, ele pontuou que ela realmente precisa ser corrigida, para isso, solicitou que a Prefeitura apresente um projeto contemplando a melhoria. Depois de elaborado, este projeto precisa ser apresentado a Autopista e aprovado pela ANTT, para somente depois ser executado pela concessionária.

O representante da Polícia Rodoviária, Chefe da 4ª Delegacia Metropolitana de Itajaí, Antonio Carlos Stanislau Cunha, analisou que o local virou um polo de geração de tráfego, que tem que ser levado em consideração pelas autoridades, para um novo planejamento. Ele argumentou que as multas aplicadas nos veículos no local, seguem a legislação de trânsito.

A Diretora do Hotel Plaza presente na reunião, Pilar Lacerda, cobrou ações integradas das autoridades, para ordenação do trânsito no local. “Não somos contra os visitantes de fora usarem esta área aberta do Hotel, porém temos uma dificuldade muito grande de organizar isso, sem impedir o fluxo de ninguém”, disse. Através da reunião, ficou acordado que o Itatran, o Plaza e a Autopista vão analisar o local e delimitar as áreas de estacionamento de uso comum em frente ao Hotel. Para isso, vai ser feito a devida sinalização com placas e pintura, evitando a aplicação de multas, melhorando a circulação no local e organizando as vagas disponíveis para estacionamento.