Vereador Vanio apresenta anteprojeto para inclusão de merenda orgânica em Itapema

Confira!
13 MAI 2015

O vereador de Itapema, Vanio Cesar (PT), apresentou esta semana na Câmara de Vereadores, um anteprojeto que quer incluir alimentos orgânicos na merenda escolar dos alunos da rede pública municipal. O modelo sugerido pelo parlamentar à Prefeitura de Itapema, se espelha no projeto aprovado recentemente pela Prefeitura de São Paulo, e que teve grande repercussão nacional ao ser implantado nas escolas da capital paulista.

O assunto “orgânicos” reergue uma antiga bandeira de Vanio, levantada através da Comissão de Agroecologia da Câmara, da qual o vereador é presidente. Através desta Comissão e a cooperação de outras instituições, o núcleo de agricultores GACE (Grupo de Agroecologia da Costa Esmeralda) conquistou a certificação orgânica oficial do Ministério da Agricultura no ano de 2014. Isso garante ao consumidor local que os alimentos produzidos pelos cinco agricultores ligados ao grupo são realmente livre de agrotóxicos em seus processos e cultivados com práticas sustentáveis. A certificação marcou a história agrícola de Itapema, que até então tinha uma produção embrionária e não reconhecida, bem como identificou os primeiros produtores orgânicos de Itapema.

Para Vanio, este é um ponto crucial e mais um argumento para colocar esta iniciativa em prática nas escolas de Itapema.  “Há dois anos viemos dando apoio na organização desses agricultores, que agora estão formalizados e organizados através do núcleo GACE. Eles já vendem produtos com o autêntico selo orgânico, o que é muito importante para identificação do consumidor. Mas todo esse caminho que eles trilharam também para o município, pois eles podem desenvolver parcerias e garantir a produção para as escolas municipais. Se houver o respaldo da Prefeitura, podem ganhar muitos os produtores orgânicos de Itapema e região, e  também as nossas crianças, que terão alimentos muito mais saudáveis na sua merenda diariamente”, analisou Vanio. O vereador comentou, ainda, que o GACE está se expandindo, pois dois novos produtores estão buscando a certificação de seus produtos, com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura.

O anteprojeto de Vanio foi encaminhado para análise do prefeito Rodrigo Costa (PSDB), através da Indicação nº 217/2015, aprovada por todos os vereadores. Vanio aguarda agora a resposta do Poder Executivo.

 

***Itapema tem orgânicos!

(FOTO: Primeiros produtores orgânicos de Itapema e região, recebendo homenagem da Câmara de Vereadores de Itapema em 2014, pela conquista da certificação orgânica)

A Comissão de Agroecologia da Câmara de Itapema foi a primeira do gênero criada em Santa Catarina. Ainda em 2014, durante a Semana do Meio Ambiente, o vereador Vanio, ao lado da Epagri, Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca,  Faaci, Sindicato de Produtores Rurais e do GACE, lançaram uma cartilha com o tema “A Produção Orgânica em Itapema”. O material comemorou a certificação oficial dos produtores do GACE, bem como o fato de pela primeira vez na sua história Itapema ter um grupo de produção orgânica. Mérito reconhecido pela Câmara de Vereadores, que prestou homenagem aos cinco produtores orgânicos certificados de Itapema e Porto Belo: Edson José da Silva, Gilson Dalmolin e Selmo Manoel dos Santos de Itapema; e os produtores de Porto Belo: Edemir Martinhago e Jorge Mundstock.

Mas de três mil cartilhas sobre “A Produção Orgânica em Itapema” foram distribuídas para alunos do município, levando informações valiosas sobre as práticas agrícolas de produtores locais, sobre a importância do cultivo e consumo de alimentos orgânicos, a identificação do selo oficial, mas principalmente, aonde o consumidor de Itapema encontra produtos sem agrotóxicos para levar para sua casa.

 

***Feira de orgânicos completa um ano

(FOTO: selo orgânico / selo GACE: NA feira, procure por um destes selos)

O lançamento de um Feira de Orgânicos também integrou as ações da Semana do Meio Ambiente de 2014 em Itapema, iniciativa que se mantém ativa um ano depois e que agrada os consumidores locais. A Feira Orgânica do Grupo Agroecologia Costa Esmeralda (GACE) tem apoio da Prefeitura de Itapema, por meio da Secretaria de Agricultura e Pesca e da Fundação Ambiental Área Costeira (FAACI), e acontece todo sábado de manhã, das 7h às 11h30, comercializando produtos livres de agrotóxicos.