Câmara recebe exposição infantil no mês das crianças

Confira!
28 OUT 2015

Projeto Câmara Cultural revela o importante papel social que existe por trás de cada pintura da exposição “Arte e Vida”, com quadros feitos por crianças atendidas pelo CRAS de Itapema
No mês das crianças, a exposição “Arte e Vida” revela as produções de um grupo de crianças entre 6 e 15 anos. Em comum, além do gosto pela pintura, os pequenos artistas tem o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, mantido pela Prefeitura de Itapema, através do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS). Nessa encruzilhada, as crianças e adolescentes encontram o apoio e a assistência que necessitam, na busca pela autonomia de suas famílias.

A exposição faz parte do Projeto Câmara Cultural, idealizado pelo presidente do Legislativo, vereador Xavier Legarrea (PMDB), que comemorou a abertura desta exposição na Semana da Criança, pelo importante trabalho social envolvido nesta ação. A cidadã Tarsila Martins Campos, que hoje visitou a Câmara, apreciou a exposição, e parabenizou o espaço e a iniciativa. Ela classificou a exposição como contemporânea, expressiva e de uma beleza sutil, que vem trazer vida à sede do legislativo.

Os quadros dos pequenos que hoje colorem e trazem vida para o hall de entrada da Câmara Municipal, vão ficar em exposição até o dia 31 de outubro. A visitação pública é aberta de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 18h30. Nas terças-feiras, durante a Sessão Ordinária (que começa sempre às 19h), o espaço também fica aberto ao público.

Mais cor na vida dos pequenos artistas

A exposição “Arte e Vida” revela o caráter socioeducativo que o Serviço de Convivência imprime em suas atividades. Hoje o grupo atende cerca de 30 crianças, com o objetivo de proporcionar um espaço de convívio saudável e educativo. Juntos eles estão em busca da formação das crianças para a participação e a cidadania, buscando sempre o desenvolvimento do protagonismo e da autonomia de cada indivíduo participante.

No universo lúdico das cores, é possível perceber talentos, emoções, expressões e a realidade de cada pequeno ou jovem artista. Para a educadora social do CRAS, Célia Costacurta, ações como esta vem contribuir para o resgate social desses indivíduos, provando que existe um mundo de possibilidades a ser descoberto e desbravado. Um dos lemas de trabalho da educadora é:

“Você nunca sabe que resultados virão da sua ação. Mas se você não fizer nada, não existirão resultados” (Gandhi).

O idealizador da exposição, o coordenador do CRAS, Roberto Fuch de Almeida, conta que diversos temas sociais são trabalhados com este grupo, como meio ambiente, violência infantil, sexualidade, entre outros. As crianças e adolescentes integrantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos participam gratuitamente de oficinas de música, pintura, cultura, além de fazerem passeios, visitarem exposições e lugares importantes para o seu desenvolvimento emocional e social. “A exposição surgiu ao acaso. A produção deles começou a aumentar e começamos a pendurar os quadros pelo CRAS. Quando soubemos do lançamento do projeto Câmara Cultural logo pensamos em divulgar o trabalho das nossas crianças. Essa exposição vem valorizar cada uma delas”, disse Roberto.

Para Xavier Legarrea, é uma honra para a Câmara de Vereadores de Itapema receber um trabalho tão bonito e sensível através do Projeto Câmara Cultural, em uma exposição simples, mas cheia de significados e que leva esperança para muitas famílias e crianças de Itapema