Escola Francisco Victor Alves vai participar de “experiência das urnas”

Estudantes poderão votar no seu representante para a Câmara Mirim 2024, usando sistema que simula uma urna eletrônica.
28 SET 2023
Modelo de cédula usada ano passado pela Escola Maria Mallmann. Se projeto piloto da experiência das urnas for positivo, ano que vem todas escolas realizarão votação em sistema digital

Mais uma ação da Câmara Mirim de Itapema vai proporcionar uma vivência real de cidadania aos estudantes de Itapema. Rumo a terceira legislatura mirim, as atividades que envolvem os jovens vem se aperfeiçoando. Esse ano, a eleição da Câmara Mirim 2024 vai proporcionar a uma escola selecionada, a chamada “experiência das urnas”.

O colégio Francisco Victor Alves foi escolhido pelo Poder Legislativo para realizar uma votação real, usando um simulador da urna eletrônica. A eleição acontece nesta sexta (29/09), partir das 10h da manhã na escola, que fica no Bairro Morretes. A escola tem oito candidatos que disputam uma vaga na Câmara Mirim de Itapema, e o estudante eleito será o vereador mirim da sua escola durante o ano de 2024.

Segundo o coordenador do programa, Josué Bordim, o objetivo é que os estudantes possam de fato votar como no sistema eleitoral, escolhendo de forma democrática seu candidato. A Escola Francisco foi escolhida por ser uma das maiores de Itapema, assim atingindo mais estudantes nesse projeto piloto. “Nossa intenção é que na eleição do ano que vem, todas escolas usem o sistema de votação, proporcionando essa experiência ao maior número possível de estudantes, que no futuro serão nossos representantes de fato na vida pública”, aponta Josué.

O presidente da Câmara de Itapema, vereador Jean do Dimar (MDB) vai acompanhar de perto a experiência das urnas. Ele lembra que o objetivo da Câmara Mirim é ser um projeto não só educativo sobre cidadania, mas também prático. “Acreditamos que a vivência real tanto do processo eleitoral, quanto da atividade legislativa são fundamentais para que os estudantes aprendam sobre a importância da gestão pública na vida das pessoas e para as cidades”, destaca Jean.

Até o final da próxima semana, Itapema já vai conhecer os 13 novos vereadores mirins da cidade, já que todas escolas já terão realizado a escolha ou eleição dos seus representantes.