Confira a pauta da Sessão Ordinária da semana

A 26ª Sessão Ordinária acontece nesta terça (15/08), a partir das 19h! Noite atípica, já que não há Projetos de Lei protocolados.
15 AGO 2023

A 26ª Sessão Ordinária acontece nesta terça (15/08), a partir das 19h! Noite atípica, já que não há Projetos de Lei protocolados na Ordem do Dia para votação dos vereadores de Itapema.

Mas além disso, em discussão teremos diversas indicações, requerimentos, participação na Tribuna do Povo e entrega de uma Moção de Reconhecimento. Confira os destaques da semana:

Capacitação em políticas de enfrentamento às violências de gênero

Na Tribuna do Povo, teremos a participação da psicóloga do município, Maria Aparecida de Souza Reis, que vem apresentar o Grupo de Trabalho (GT) Mulheres em situação de violência. A Tribuna já chama o público para participar do evento que acontece nesta quinta (17/08) na Câmara de Itapema, que vai trazer para Itapema uma “Capacitação em políticas de enfrentamento às violências de gênero”, com a professora da IEG/UIFSC, Teresa Kleba Lisboa.

O evento acontece no Plenário Pedro Mercês Vieira, das 8h30 às 17h, e é gratuito. Para participar é preciso se inscrever pelo site: www.inscricoes.ufsc.br/capacitacoes-politica-enfrentamento

A capacitação integra a programação do município para a campanha do Agosto Lilás e está sendo promovida pelo CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) em parceria com a Procuradoria da Mulher de Itapema.

Moção aos monitores do transporte escola

Uma Moção apresentada pelo vereador João da Farmácia (PSL), vai homenagear todos os monitores do transporte escolar de Itapema. O reconhecimento destaca a importante missão destes profissionais, em auxiliar e supervisionar os alunos, crianças e adolescentes, durante suas viagens no trajeto de casa para escola com segurança.

Requerimentos

Cidadão Honorário: Requerimento apresenta a solicitação para entrega de título de “Cidadão Honorário de Itapema”, ao Tenente Coronel da Polícia Militar de Itapema, Eder Jaciel de Souza Oliveira, proposta apresentada pelo vereador Nei da van (PSDB)

Combate ao bullying: a repercussão do caso de bullying em escolas de Itapema, chego ao Legislativo.  Requerimento do vereador Adriano Pivotto (Podemos) questiona a atuação da Secretaria de Educação frente a essa prática criminosa. O documento requer informações sobre registros de casos, campanhas educacionais de prevenção e que medidas estão sendo tomada diante do caso denunciado essa semana por pais de estudantes do município.

Fios da Celesc: mais uma reivindicação dos vereadores de Itapema, cobra da Celesc providências sobre os fios inutilizados pendurados pelos postes de energia elétrica da cidade. O documento assinado pela vereadora Zulma Souza (Progressistas), cobra medidas imediatas da concessionária, e ainda, requer a notificação de empresas de cabeamento para a devida manutenção de seus cabos.

Indicaçãoes

Vereador Xepa sugere a criação de um programa de “Turismo Pedagógico”, promovendo ações extraclasses com os alunos, afim de que conheçam o acervo cultural e turístico da sua cidade.

Ainda na área do Turismo, o vereador Ley Dias pede instalação de portais nas entradas e saídas de Itapema, assim como identificação de cada bairro.

Pedido também de reforma urgente na Escola Prof. Aline Cristina Vidal Nunes, apontando rachaduras, infiltrações e outros problemas em sua estrutura.

Vereadora Beth cobra uma melhor sinalização na Rua 240, diante das mudanças no trânsito no local, já que motoristas não tem respeitado a contramão.

Nova cobrança por melhorias na acessibilidade da 3º Avenida, e também da 2ª Avenida, desta vez apresentado pela vereadora Raquel, com atenção também ao acesso nas faixas de pedestre.

Vereador Huan apresenta ao município o pedido para que Itapema também implante o programa “Tarifa Zero” no transporte coletivo, assim como Balneário Camboriú, incentivando o uso dos ônibus e contribuindo para mobilidade urbana.

Assista ao vivo pelos canais:

Facebook: http://bit.ly/3r9zp4R

Youtube: https://bit.ly/3jxhItb