Audiência debate de pautas cruciais sobre crianças e adolescentes com TEA

Pais e mães atípicos trouxeram demandas da área da saúde, educação, assistência social, lazer e mais vagas para tratamentos especializados
17 OUT 2025
A Audiência Pública sobre as crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), realizada no último dia 15, na Câmara de Vereadores de Itapema, levantou pautas fundamentais para o tratamento, desenvolvimento e voltadas à política pública.
 
A sessão foi conduzida pelo vereador Saulo Ramos (PP) e compuseram a mesa os vereadores André de Oliveira (Novo), Maurinho do Gás (PSD), Raquel da Saúde (União), Irmã Rute (Republicanos) e Yagan Dadam (PL). O vereador Márcio Silva (DC) acompanhou as discussões junto ao público, e o vereador João Vitor (PL) foi representando pelo seu assessor parlamentar.
 
Mães e pais atípicos da comunidade trouxeram demandas na área da saúde, educação, assistência social, esporte e lazer. Jéssica Voss atentou para a questão dos auxiliares de sala e de sua indisponibilidade em razão da falta de professores regentes. “No início do ano, os auxiliares de sala substituem os professores regentes por estes ainda não terem sido contratados ainda. Essa mesma situação se repete durante o ano letivo, quando os professores se ausentam por algum motivo. E o professor, que deveria estar com a criança auxiliando, acaba deixando ela desassistida”, apontou.
 
Também incluíram nas demandas a necessidade de mais vagas, continuidade de tratamentos especializados na Associação de Pais e Amigos do Autista (AMA) e no Centro de Atendimento Multiprofissional à Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CAP-TEA), e a importância de profissionais qualificados, assim como de políticas públicas inclusivas.
 
Outro ponto relevante levantado pelos participantes foi a frustração com a falta de clareza nos contratos de atendimento, como a alta automática de pacientes após curtos períodos, e a urgência em criar projetos para adolescentes e adultos com TEA.
 
Os vereadores irão compilar as reivindicações em um relatório para cobrar o Executivo municipal por respostas e ações concretas. Ainda, a Câmara se comprometeu a agendar futuras audiências quando houver resoluções e novas informações de interesse do grupo.
 
Confira a cobertura completa da Audiência pela TV Câmara!