Câmara de Itapema discute ações da Vigilância Sanitária

Vereadores apresentam demandas, e apresentaram sugestões para fiscalizações
23 MAI 2025
Nesta quarta-feira (21), os vereadores da Comissão de Educação, Saúde e Assistência Social da Câmara de Itapema, receberam o diretor da Vigilância Sanitária, João Íris Romera, para uma reunião de esclarecimentos e apresentação das ações do órgão.
 
O encontro contou com a participação do vereador presidente da Comissão, André de Oliveira (Novo), além dos vereadores, Yagan Dadam (PL), Saulo Ramos (PP) e Maurinho do gás (PSD). Confira alguns tópicos do encontro.
 
📋 Mais de 1.200 vistorias em 2025
De janeiro a maio, a Vigilância já realizou 1.227 vistorias em Itapema, com foco em fiscalização sanitária ligadas ao ramo alimentício, vistorias sobre denúncias de esgoto a céu aberto, caramujos africanos, mosquito, etc.
 
🚔 Fiscalizações terão apoio da Guarda Municipal
As ações são realizadas semanalmente, com foco preventivo e educativo. As vistorias seguirão ocorrendo de forma aleatória, e agora vão contar com o apoio da Guarda Municipal. Maurinho do Gás sugeriu vistorias em marmitarias clandestinas e parabenizou o trabalho integrado com a Guarda.


 
👨‍⚕️ Demanda crescente e necessidade de reforço
João relatou a dificuldade em atender todas as denúncias que a Vigilância Sanitária tem recebido, e já solicitou o aumento do efetivo. Também apresentou aos vereadores um relatório detalhado com as ações em andamento.
 
📹 Proposta de registro audiovisual das vistorias
O vereador Saulo Ramos sugeriu a criação de um Projeto de Lei que torne obrigatória a filmagem e o registro fotográfico das fiscalizações, como forma de dar mais transparência e segurança ao processo.
 
📢 Vereadores cobram soluções e sugerem melhorias

- Yagan Dadam destacou a importância do caráter educativo das fiscalizações e defendeu a interligação entre o setor de alvarás e a Vigilância, para que a fiscalização aconteça após a abertura de novos comércios, mesmo nos casos em que ela não seja obrigatória.

- André de Oliveira solicitou dados sobre o número de multas aplicadas a partir das vistorias.



🏛 A Câmara segue acompanhando de perto os serviços que impactam diretamente a saúde pública da nossa cidade.